R 1300 RT: nova moto BMW tem 'central multimídia' maior que a de muito carro | Mobilidade Estadão | Acima de 600 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

R 1300 RT: nova moto BMW tem ‘central multimídia’ maior que a de muito carro

Por: . Há 1 min atrás
Meios de Transporte

R 1300 RT: nova moto BMW tem ‘central multimídia’ maior que a de muito carro

Modelo tem painel TFT de 10,25” com visualização de mapas, além de moderno sistema de som; veja cores, versões e preços

5 minutos, 34 segundos de leitura

26/08/2025

bmw r 1300 rt

Após confirmar a vinda da R 1300 RT para o mercado brasileiro, a BMW anunciou a pré-venda do modelo. Completamente renovada, a BMW R 1300 RT já está em pré-venda até 31 de outubro. Os primeiros compradores terão condições especiais e ainda levam para casa um capacete exclusivo da marca.

Lançada em abril deste ano, na Europa, a BMW R 1300 RT, evolução de um dos modelos mais icônicos do segmento touring. Mais leve, acessível e dinâmica, ela chega com motor, chassi e aerodinâmica totalmente novos. A renovada R 1300 RT promete elevar o conforto e a performance tanto em longas viagens quanto em estradas sinuosas.

De acordo com Harald Spagl, gerente de projeto, o objetivo foi “levar o ícone do touring a um novo patamar”, combinando a tradição da RT com tecnologias que ampliam seu uso para diferentes estilos de pilotagem.

Design e conforto

O visual foi redesenhado para transmitir mais leveza e esportividade, sem abrir mão da proteção contra vento e intempéries. O novo conjunto de carenagens inclui defletores laterais ajustáveis, que permitem ventilação extra no trânsito urbano e proteção reforçada em viagens.

RT teve seu design modernizado

A posição de pilotagem foi revista para deixar o condutor mais à frente, melhorando o controle em condução dinâmica sem sacrificar o conforto em viagens. O assento tem altura ajustável e há opções de diferentes medidas de fábrica. O garupa ganhou mais espaço para as pernas e assento mais longo.

A BMW R 1300 RT, como um verdadeira touring, conta com malas laterais rígidas de 27 litros, na versão base. Enquanto as versões mais sofisticadas e caras trazem malas laterais Vario, que tem volume ajustável de 27 a 33 litros. Também existe um topcase de 54 litros, com abertura elétrica e encosto aquecido para garupa, vendido como opcional ou de série nas versões topo de linha.

Motor e ciclística

Assim como na sua irmã aventureira, R 1300 GS, a renovada RT usa o novo boxer de 1.300 cc. Mais compacto e leve, o motor entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,1 m.kgf de torque a 6.500 rpm. Números que fazem dele o boxer mais potente já produzido pela BMW. De série, o modelo tem três modos de pilotagem (Rain, Road e Eco), mas ainda há o pacote Pro que adiciona os modos Dynamic e Dynamic Pro.

No câmbio, existe também a opção do Automated Shift Assistant (ASA), sistema que permite trocas automáticas ou manuais sem uso da embreagem.

O quadro principal é novo, em aço estampado, com subchassi traseiro em alumínio. A distribuição de massas foi otimizada para melhorar a agilidade e a estabilidade. A suspensão dianteira EVO Telelever e a traseira EVO Paralever foram redesenhadas para maior precisão e conforto.

De série, a moto traz Dynamic ESA e, como opcional, o Dynamic Chassis Adaption (DCA). A tecnologia inédita em motos BMW oferece dois ajustes de geometria e suspensão, variando entre máxima estabilidade e condução mais esportiva.

Tecnologia e segurança

No quesito tecnologia e segurança, a BMW R 1300 RT chega equipada com um pacote que a coloca entre as motos mais avançadas do mercado. O sistema de freios conta com duplo disco dianteiro e disco traseiro, com ABS Integral Pro, que mantém a eficiência mesmo em curvas.

R 1300RT, nova moto BMW de 1.300cc que chega ao Brasil no segundo semestre
Entre as tecnologias, destaque para o sistema adaptativo do chassi

A iluminação é outro ponto de destaque. O farol full LED de série garante excelente visibilidade, enquanto o opcional Headlight Pro adiciona função adaptativa, ajustando o facho conforme a inclinação da moto.

No campo dos assistentes eletrônicos, a R 1300 RT traz de série o Dynamic Cruise Control (DCC), que mantém a velocidade programada mesmo em descidas, aplicando freio quando necessário. Já o pacote opcional Riding Assistant, amplia as funções. Traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, aviso de mudança de faixa e alerta de colisão traseira, aumentando a segurança em viagens longas e no tráfego intenso.

Painel com tela de 10 polegadas

O painel é um dos elementos mais impressionantes da nova R 1300 RT: uma tela TFT colorida de 10,25 polegadas com navegação integrada, menus intuitivos e excelente visibilidade sob qualquer condição de luz.

O sistema utiliza uma interface em “blocos” que permite acessar rapidamente funções como “Minha Moto”, rádio, navegação, mídia, telefone e configurações. Uma novidade é o Connectivity Hub, que possibilita conectar acessórios atuais e futuros, como coletes aquecidos, jaquetas inteligentes e óculos de realidade aumentada, controlando tudo diretamente pelo painel.

Logo abaixo, há um compartimento para smartphone com ventilação ativa, capaz de acomodar aparelhos maiores e equipado com porta USB-C para carregamento durante a viagem. O espaço ainda conta com um clipe para cartão ou dinheiro, pensado para facilitar pedágios e pequenas despesas na estrada.

Veja também: Nova BMW tem sistema que freia a moto ‘sozinho’; veja como funciona

Para quem valoriza som de qualidade, a BMW oferece o sistema de áudio integrado, com controle pelo painel e reprodução via alto-falantes ou intercomunicador. A versão Audio Pro eleva a experiência de som, pois traz alto-falantes de maior qualidade, com perfis de som personalizáveis e acabamento diferenciado.

Cores, versões e preços da BMW R 1300 RT

A nova BMW R 1300 RT mantém o DNA de conforto e capacidade de carga que consagrou a linha, mas agora com um pacote tecnológico e de desempenho que a coloca entre as motos mais avançadas do segmento.

Mais potente, conectada e com recursos inéditos de ergonomia e suspensão, ela mira tanto o motociclista que busca viagens longas com conforto absoluto quanto aquele que quer explorar estradas com mais emoção.

Disponível nas cores Triple Black e Blueridge Option 719, o modelo tem condições especiais através da BMW Serviços Financeiros durante o período de pré-venda, além de levar 1 capacete exclusivo BMW.

BMW R 1300 RT – Confira as versões e preços:

  • Triple Black: R$ 149.900
  • Triple Black: R$ 154.900 (inclui malas laterais vario)
  • Triple Black: R$ 163.900 (inclui malas laterais vario e top case 54L)
  • Triple Black ASA: R$ 171.900 (inclui malas laterais vario, top case 54L e transmissão ASA)
  • Option 719: R$ 168.900 (inclui malas laterais vario, top case 54L e sistema de áudio Pro)
  • Option 719 ASA: R$ 176.900 (inclui malas laterais vario, top case 54L, sistema de áudio Pro e transmissão ASA)

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login