Brasileiros conquistam resultado inédito no GS Trophy 2024

Brasileiros subiram ao pódio e ficaram na terceira colocação da competição, organizada pela BMW Motorrad e disputada com R 1300 GS. Fotos: Divulgação/BMW
Arthur Caldeira, de Otjozondjupa*
Há 3 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 54 segundos

O Brasil alcançou o melhor resultado para o país na final internacional do BMW Motorrad GS Trophy 2024. A equipe brasileira ficou com o terceiro lugar na competição off-road monomarca, realizada na Namíbia, entre os dias 15 e 20 de setembro. A África do Sul ficou na segunda colocação e a Alemanha sagrou-se campeã.

Realizado desde 2008, o GS Trophy é uma competição organizada pela BMW. Embora envolva uma disputa entre equipes de diferentes países, não se trata de uma corrida contra o tempo. A competição deste ano teve a participação de 22 equipes, sendo 16 masculinas e seis femininas.

Areia e calor dos desertos da Namíbia foram os principais desafios dos seis dias de prova

A edição 2024 envolveu deslocamentos pelos desertos da Namíbia e pelos leitos dos rios secos. Ao longo de 1.400 quilômetros, a areia e o sol forte foram as principais dificuldades para os competidores. Todos os competidores pilotaram uma versão mais off-road da BMW R 1300 GS.

Além do deslocamento entre os acampamentos, ao longo dos seis dias de provas, os motociclistas enfrentavam desafios de pilotagem, mecânica e estratégia em equipe que somavam pontos. Ao final, a equipe alemã sagrou-se campeã com 283 pontos nos desafios diários, que valiam entre 20 e 25 pontos.

Fotos Brasil no GS Trophy 2024

Os três brasileiros à frente
Trajeto foi de 1.400 km
Prova final
Tomaz Santos, Igor Rezende e Fernando Dias (da esq. para a dir.) formaram a equipe brasileiro no BMW Motorrad GS Trophy 2024

Formada por um catarinense, um mineiro e um paulista, a equipe brasileira deste ano destacou-se em diversas das provas especiais. Com regularidade, o time Brasil somou 177 pontos no GS Trophy 2024, com destaque para o excelente segundo lugar no último e mais difícil desafio.

“A gente fez história no GS Trophy 2024. Estamos muito felizes com essa conquista. Mais do que os próprios vencedores”, brincou Tomaz André dos Santos, catarinense de Itapema (SC), após subir ao pódio.

Definida no final do ano passado, após uma qualificatória nacional, a equipe do Brasil no GS Trophy 2024 vinha se preparando para a prova. Apesar de ter feito apenas um treino juntos, durante um final de semana, cada um dos integrantes se preparou física e tecnicamente para a disputa.