Com crescimento muito expressivo durante a pandemia de covid-19, a modalidade de carro por assinatura continua sendo uma opção atrativa para consumidores e empresas que querem um veículo, mas dispensam a burocracia que caracteriza a posse do automóvel.
Leia também: Carro por Assinatura. Enquete revela que quase metade das pessoas ainda não conhece a modalidade
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (Abla), foram negociados 1,57 milhão de automóveis e comerciais leves em 2023, pelas cerca de 22 mil empresas que prestam o serviço atualmente no Brasil. E o setor tem novidades, como o ingresso de novas marcas e até mesmo a inclusão de veículos blindados no portfólio ofertado.
Uma marca que acaba de entrar nesse segmento é a General Motors, com o recente lançamento do programa de carro por assinatura da Chevrolet, o GM Fleet, que é dirigido a empresas.
Com abrangência nacional, o programa oferece planos são de 12, 24 ou 36 meses e franquia de 1 mil a 3 mil quilômetros por mês. E já estão incluídas despesas como documentação, taxas, seguro e manutenção programada, entre outras.
“Contamos com a credibilidade da General Motors, os mais avançados automóveis da Chevrolet e a capilaridade da rede de atendimento pelo Brasil”, diz Maximiliano Fernandes, diretor da GM Fleet.
De acordo com o executivo, o programa permite um custo operacional até 60% menor que modelos tradicionais de gestão de frota.
O programa da montadora inclui serviços de conectividade e segurança, gestão de multas, carro reserva, assistência 24 horas, retirada e manutenção do veículo na rede Chevrolet, e blindagem certificada com garantia de fábrica.
Outra inovação desse setor vem da Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS), empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen no Brasil, e que está oferecendo versões blindadas e com entrega rápida pelo seu programa de assinagura VW Sign&Drive.
Dessa forma, a empresa ampliou recentemente seu portfólio e está oferecendo aos clientes as versões blindadas do VW T-Cross Highline e do VW Taos Highline.
Os prazos para entrega são sete dias úteis na Grande São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto; 15 dias em outros municípios paulistas e nas cidades de Brasília, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte e 30 dias no restante do País.
A empresa oferece modelos os VW T-Cross Highline e VW Taos Highline, ambos equipados com proteção automotiva da Target Blindagens, por mensalidades a partir de R$ 5.529 e R$ 6.659, respectivamente. As franquias de quilometragem variam de 500 a 2,5 mil km/mês e detalhes e codições estão disponíveis no site do programa, que agora conta com uma página exclusiva para a oferta de blindados.
Além destes modelos, o Audi Signature, programa de carros por assinatura da Audi operado pela VWFS, agora passa a contar com oferta de veículos blindados, com uma versão do Audi Q5 equipada com proteção de blindagem homologada, disponível a pronta entrega por mensalidades a partir de R$ 13.899 e opções de franquias de 1 mil ou 1,5 mil km/mês. O prazo de retirada do modelo é de sete dias úteis para a Grande São Paulo, 15 dias para os demais munícipios paulistas e 30 dias para o restante do Brasil.
De acordo com Simone Moras, diretora de marketing e vendas da Volkswagen Financial Services Brasil (VWFS), a ideia de ampliar o portfólio veio de pesquisas internas. Assim, a empresa viu uma grande oportunidade em atender clientes que buscam segurança nos grandes centros urbanos, com a praticidade da modalidade de carro por assinatura.
“Dessa forma, identificamos que esses modelos, mas versões blindadas, são os mais procurados pelos clientes. A robustez desses veículos transmite segurança e atende bem ao consumidor que busca opções de carros com proteção automotiva, em especial nos grandes centros urbanos do Brasil”, explica.
O programa de carro Chevrolet por assinatura tem como foco profissionais liberais e empresas que buscam veículos premium e elétricos como benefício para seus executivos.
Assim, contratos a partir de duas unidades podem ser compostos por qualquer modelo do portfólio, incluindo Onix, Tracker, Spin, Montana, Bolt EUV, Trailblazer, S10, entre outros.
“Atualmente as frotas corporativas representam mais de 3,5 milhões de veículos em circulação no País, sendo aproximadamente 20% delas já terceirizadas. A previsão é que esse volume cresça ainda mais nos próximos anos, impulsionado pela necessidade de otimização de recursos humanos e financeiros das empresas. Isso permite que elas foquem esforços em suas operações estratégicas”, completa Fernandes.
Na outra ponta, a novidade do programa da Volkswagen Financial Services Brasil tem como foco pessoas físicas. “Naturalmente, esse padrão de consumo, que prioriza o uso ao invés da posse do bem, tem maior aderência junto ao público mais jovem”, diz Simone.
A executiva explica que tanto no programa VW Sign&Drive como Audi Signature, também do grupo, se observa uma predominância de assinantes com idade até 45 anos, em geral moradores de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Leia também: Carro por Assinatura. Escolha entre Kombi elétrica, Jaguar, Range Rover ou Audi e-tron