Neste domingo, 22, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A data criada como um alerta para o uso excessivo dos automóveis, também promove o debate sobre alternativas de deslocamento e mobilidade pelas cidades. No Brasil, a dependência dos automóveis têm causados diversos impactos negativos, como a queda da qualidade do ar nas cidades.
Leia também: Péssima qualidade do ar poderia ser amenizada com a inspeção veicular
De acordo com os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em 2023 existiam 61,2 milhões de carros registrados no Brasil. Para comparação, em 2022 o País possuía 60.459.290 automóveis e em 2021, 59.242.869.
“Com a população morando cada vez mais longe dos trabalhos, a dependência dos carros aumenta”, Sérgio Avelleda em entrevista para o Mobilidade. Segundo o coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, há uma relação direta entre planejamento urbano e a ‘carrodependência’ na mobilidade urbana.
Conforme com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em março de 2023, o índice de lentidão contabilizado em São Paulo – médias mensais que levam em conta os dias úteis – foi de 155 quilômetros de vias congestionadas, superando o registrado em março de 2019, quando foram observados 153 quilômetros (confira no gráfico abaixo). Apenas como comparação, em março de 2022, a media registrada pela CET foi de 97 quilômetros de vias obstruídas.
Nesta lista, separamos algumas atividades que devem ocorrer pelo Brasil neste Dia Mundial Sem Carro, confira:
A 2ª edição do Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade será realizada no Dia Mundial Sem Carro, abordando temas como mobilidade, cidades e cultura. De acordo com a Unibes Cultural, organizadora do evento, o festival pretende promover debates e ações para transformar as cidades em espaços mais inclusivos e sustentáveis. O evento contará com rodas de conversa, mostra de filmes e atividades de mobilidade ativa.
2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade
Horário: 10h
Local: Sede do Unibes Cultural
O passeio ciclístico realizado anualmente pela Associação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) reunirá ciclistas e entusiastas para uma pedalada de aproximadamente 20 quilômetros, em Niterói. A partir das 9h30, o evento que conta com a parceria da Prefeitura de NIterói terá início e final na Praça da República, no Centro. O trajeto também cruzará a orla da cidade até o Túnel Charitas, com passagem em um dos trechos cicloviários mais movimentados da cidade. Além do passeio, o evento também terá estandes de bikeshops, gastronomia e artesanato.
Passeio ciclístico
Horário: 9h30
Local: Praça da República, no Centro
O 5º Passeio Ciclístico em Curitiba promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), começará às 8h, com concentração no Atacadão da Torres e largada às 8h30, na sede da PRF. O trajeto da atividade tem 7 km e está aberto a adultos e crianças, de maneira gratuita. De acordo com a organização, os primeiros 200 participantes que doarem um quilo de alimento não perecível ganharão uma camiseta exclusiva e participarão de sorteios de brindes.
5º Passeio Ciclístico da PRF Paraná
Horário de início: 8h
Local: Atacadão da Torres, em Curitiba