Dia Mundial Sem Carro: conheça algumas ações que vão acontecer em várias cidades do País

De acordo com os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em 2023 existiam 61,2 milhões de carros registrados no Brasil. Foto: Adobe Stock
Redação Mobilidade
Há 4h - Tempo de leitura: 2 minutos, 55 segundos

Neste domingo, 22, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A data criada como um alerta para o uso excessivo dos automóveis, também promove o debate sobre alternativas de deslocamento e mobilidade pelas cidades. No Brasil, a dependência dos automóveis têm causados diversos impactos negativos, como a queda da qualidade do ar nas cidades.

Leia também: Péssima qualidade do ar poderia ser amenizada com a inspeção veicular

De acordo com os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em 2023 existiam 61,2 milhões de carros registrados no Brasil. Para comparação, em 2022 o País possuía 60.459.290 automóveis e em 2021, 59.242.869.

“Com a população morando cada vez mais longe dos trabalhos, a dependência dos carros aumenta”, Sérgio Avelleda em entrevista para o Mobilidade. Segundo o coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, há uma relação direta entre planejamento urbano e a ‘carrodependência’ na mobilidade urbana.

Conforme com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em março de 2023, o índice de lentidão contabilizado em São Paulo – médias mensais que levam em conta os dias úteis – foi de 155 quilômetros de vias congestionadas, superando o registrado em março de 2019, quando foram observados 153 quilômetros (confira no gráfico abaixo). Apenas como comparação, em março de 2022, a media registrada pela CET foi de 97 quilômetros de vias obstruídas.

Nesta lista, separamos algumas atividades que devem ocorrer pelo Brasil neste Dia Mundial Sem Carro, confira:

Agenda – Dia Mundial Sem Carro

São Paulo

2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade

A 2ª edição do Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade será realizada no Dia Mundial Sem Carro, abordando temas como mobilidade, cidades e cultura. De acordo com a Unibes Cultural, organizadora do evento, o festival pretende promover debates e ações para transformar as cidades em espaços mais inclusivos e sustentáveis. O evento contará com rodas de conversa, mostra de filmes e atividades de mobilidade ativa.

2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade
Horário: 10h
Local: Sede do Unibes Cultural

Rio de Janeiro

Passeio ciclístico, Niterói

O passeio ciclístico realizado anualmente pela Associação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) reunirá ciclistas e entusiastas para uma pedalada de aproximadamente 20 quilômetros, em Niterói. A partir das 9h30, o evento que conta com a parceria da Prefeitura de NIterói terá início e final na Praça da República, no Centro. O trajeto também cruzará a orla da cidade até o Túnel Charitas, com passagem em um dos trechos cicloviários mais movimentados da cidade. Além do passeio, o evento também terá estandes de bikeshops, gastronomia e artesanato.

Passeio ciclístico
Horário: 9h30
Local: Praça da República, no Centro

Paraná

Passeio ciclístico, Curitiba

O 5º Passeio Ciclístico em Curitiba promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), começará às 8h, com concentração no Atacadão da Torres e largada às 8h30, na sede da PRF. O trajeto da atividade tem 7 km e está aberto a adultos e crianças, de maneira gratuita. De acordo com a organização, os primeiros 200 participantes que doarem um quilo de alimento não perecível ganharão uma camiseta exclusiva e participarão de sorteios de brindes.

5º Passeio Ciclístico da PRF Paraná
Horário de início: 8h
Local: Atacadão da Torres, em Curitiba