Férias: confira 6 dicas para alugar um carro para viajar | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Férias: confira 6 dicas para alugar um carro para viajar

Por: Redação Mobilidade . Há 11 dias
Mobilidade para quê?

Férias: confira 6 dicas para alugar um carro para viajar

Aluguel de carros também pode ser uma opção para quem quer evitar encargos extras com o veículo próprio

3 minutos, 44 segundos de leitura

03/07/2024

Por: Redação Mobilidade

férias de julho
Reservar com antecedência e levar em consideração o tipo de rota e viagem que será realizada pode ajudar no processo do aluguel. Foto: Adobe Stock

As férias de julho chegaram e muitas famílias aproveitam o momento para realizar viagens. De acordo com um levantamento da empresa de viagens CVC, o setor de turismo terá um aumento de 10% em comparação ao mesmo período no ano passado. Uma das opções mais viáveis para as famílias brasileiras é a viagem de carro. Cerca de 45% da população utiliza o meio de transporte como principal forma de deslocamento em passeios, conforme indicam dados do Ministério de Turismo.

Leia também: Trem dos Tropeiros faz viagem turística em Santa Catarina e Paraná

Para evitar preocupações com encargos como a revisão do carro ou a manutenção, por exemplo, muitos usuários optam pelo aluguel de carro. Em 2023, o setor de locação apresentou crescimento de 22% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

Por esse motivo, o Mobilidade reuniu algumas dicas e informações importantes sobre o processo de aluguel de veículos para viagens. Confira abaixo:

Dicas para alugar um carro

1. Documentação necessária

Antes de iniciar o processo de aluguel, é preciso certificar de que todos os documentos solicitados pela locadora para a retirada do carro estão em ordem. Além disso, o indicado é verificar se há exigências específicas em cada País de destino, caso esteja viajando no exterior.

2. Opções de quilometragem

Ao planejar a viagem, o motorista precisa levar em conta a quilometragem incluída no contrato de locação. Com opções de quilometragem ilimitada ou controlada, os motoristas têm mais questões para refletir. Na opção limitada, a economia pode ser vantajosa, mas o passeio fica limitado a uma determinada quilometragem. Por outro lado, a quilometragem ilimitada pode representar um gasto extra.

“Por isso, o planejamento é muito importante, uma vez que o usuário sabe o quanto irá se deslocar e quais pontos turísticos quer conhecer”, afirma Thaís Augusta, gerente comercial do V1 Aluguel, serviço de locação de carros digital.

3. Condições do seguro

Ainda antes de selecionar o veículo, os motoristas precisam estar atentos às coberturas de seguro incluídas no aluguel. Os contratos podem oferecer proteções contra eventos adversos como furtos, incêndios ou até acidentes de trânsito. Em alguns casos, entretanto, o motorista pode acabar sentindo a necessidade de contratar uma cobertura adicional, a depender do tipo de viagem e destino.

4. Vistoria do veículo

Além de ser essencial ler a descrição do veículo e suas características, os motoristas precisam estar atentos ao que o aluguel do carro pode trazer. Conforme os especialistas, conferir se o veículo possui marcas ou riscos, além de ferramentas de manutenção rápida, como estepe e macaco. Essa vistoria prévia pode evitar desentendimentos em relação ao automóvel e a empresa locadora.

5. Variedade de modelos

“A locação de carros oferece a oportunidade de escolher entre uma ampla variedade de modelos”, explica Antonio Guerardi, diretor de marketing & experiência do cliente da Unidas. De acordo com o diretor, se o motorista sempre quis experimentar dirigir um determinado modelo ou precisa de um tipo específico de carro para uma ocasião especial, o aluguel permite essa flexibilidade sem o compromisso de compra.

Cada viagem também pode exigir um modelo de carro diferente e a variedade de opções pode ajudar. Algumas considerações antes de escolher o carro da viagem é analisar, por exemplo, quantas pessoas irão viajar, quanto tempo a viagem pode levar e qual é o trajeto e o terreno até lá.

6. Reserve com antecedência

Reservar com antecedência, principalmente em períodos de alta procura, pode ajudar a garantir acesso a mais veículos e, em alguns casos, descontos exclusivos. Muitas empresas já oferecem a opção de aluguel feitas via internet, em plataformas digitais e sites especializados. “Outra opção que traz maior conforto para o usuário é a entrega do veículo onde ele está, facilitando ainda mais seu deslocamento”, explica Thaís Augusta, gerente comercial do V1 Aluguel.

O aluguel com antecedência também pode evitar medidas emergenciais, como alugar carros no aeroporto. De acordo com Augusta, esta modalidade de aluguel pode oferecer taxas adicionais que costumam encarecer o serviço. Por isso, é importante realizar uma pesquisa com antecedência e determinar se vale a pena a economia de tempo neste modo de aluguel.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login