Recarga de carro elétrico pode ser mais rápida que a de um iPhone
Pesquisadores já apresentam métodos de carregamento em 10 minutos ou menos
2 minutos, 21 segundos de leitura
28/11/2022
Por: Redação Mobilidade
Já imaginou usar um dos postos de recarga de carros elétricos de forma mais rápida do que recarregar a bateria de um iPhone? Em breve isso pode ser possível. O tema está nas mãos de pesquisadores dos Estados Unidos.
Um grupo de estudiosos apresentou à American Chemical Society (ACS) algumas opções que permitem carregar o carro elétrico em 10 minutos. Em suma, são métodos de carregamento adaptados para alimentar vários tipos de baterias de veículos elétricos. Ou seja, são equipamentos próprios para o uso em carros.
Assim, a bateria pode chegar a até 90% em apenas 10 minutos. Com isso, recarregar um carro ficaria mais rápido do que a recarga de um iPhone. Porém, hoje em dia recarregar um veículo elétrico de forma rápida pode causar danos à bateria. Por isso, fabricantes usam diferentes tipos de carregador. Cada um com um tipo de carga.
Os mais rápidos já disponíveis no mercado, no exterior, carregam 80% da bateria de 20 minutos a uma hora. De acordo com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, esse é o tempo médio.
Contudo, além das pesquisas em vigor, a CATL, fornecedora da Tesla, prevê lançar até o ano de 2023 uma nova bateria. Neste caso, ela poderia ser recarregada a 80% em até 10 minutos, sem danos.
Carregamento de carros elétricos no Brasil
Enquanto o Brasil não recebe carregadores de carros elétricos mais rápidos do que os de iPhone, o país já possui alternativas para quem opta por esse tipo de veículo.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país possui mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação.
Além disso, existe ainda a rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos. Assim, é possível recarregar o carro sem custo em espaços seguros, ainda com conveniência.
O número de postos de recarga de carros elétricos em São Paulo também está crescendo. Hoje em dia, são várias as empresas e os aplicativos que oferecem o serviço de recarga.
Por exemplo, o Osten Group, um conglomerado automotivo do mercado premium, adquiriu 15 BMW i Wallbox Plus na cidade de São Paulo, na Baixada Santista e no Vale do Paraíba.
Além disso, existem aplicativos específicos para a recarga de veículos elétricos. Entre eles estão o Wecharge, Neocharge, Corredor Verde (Neoenergia), Zletric, EDP EV Charge, Tupinambá, Ezvolt e Plugshare.
Além disso, o Sem Parar incorporou, ao seu SuperApp, um serviço de geolocalização de eletropostos e garante que mapeou mais de 1.120 unidades, em todo o Brasil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários