A fabricante chinesa XCMG apresentou no Brasil sua linha de caminhões pesados 100% elétricos para atender o transporte pesado. Assim, com esses veículos, o vice-presidente da marca no País, Tian Dong, diz que quer conquistar o mercado de caminhões na curva. Ou seja, preencher uma lacuna no mercado, que é o de caminhões pesados elétricos.
De acordo com Dong, o empresário brasileiro entende que a eletromobilidade no transporte é um caminho sem volta. E que isso faz parte da evolução na operação. Ademais, as multinacionais buscam por veículos para atender às demandas do setor em relação às políticas de sustentabilidade no transporte e as práticas de EGS. Contudo, no momento a indústria de caminhões no País prioriza os caminhões elétricos leves para o transporte urbano.
“Enquanto a indústria mais tradicional inicia a eletrificação pelos caminhões leves, a XCMG chega com modelos pesados. Afinal, essa é nossa expertise. Além disso, estudamos o mercado e entendemos que é o momento de crescer essa oferta”, pontou Dong.
A XCMG pretende iniciar a produção local de caminhões em até dois anos. Para isso, começará o processo de nacionalização de cabine e chassi. Além disso, não descarta usar eixos de fornecedores locais. Mesmo sendo a fabricante do próprio eixo na China. Por outro lado, a XCMG vai trazer de lá sistemas como baterias e inversores, além do trem de força elétrico. Afinal, os componentes são de produção da marca.
Seja como for, a intenção da fabricante é oferecer veículos por meio do Finame, sistema de financiamento via BNDES. Nesse sentido, por ora, a XCMG conta com banco próprio para a oferta dos seus caminhões. Assim, para o lançamento, oferece planos de financiamento dos caminhões elétricos com taxas de 0,99% ao mês.
Por ora, os novos caminhões pesados chegam importados da China. Trata-se da gama E7, de veículos rodoviários e vocacionais. O E7-49T é um cavalo-mecânico 6×4 com PBTC de 49 toneladas e motor elétrico que desenvolve potência de 482 cv e torque máximo de robustos 204,1 mkgf. O propulsor trabalha com um câmbio automatizado de quatro marchas. Assim, entrega uma autonomia de 150 km com a carga completa.
Outro modelo é o E7-29R, caminhão 8×4 rígido com o segundo eixo direcional. Este tem foco nas operações na mineração. O modelo conta com PBT de 29 t e conta com o mesmo trem de força do irmão rodoviário. De acordo com o gerente comercial da XCMG, Ricardo Senda, a intenção é vender até o final deste ano cerca de 500 unidades dos caminhões. A empresa já faturou 30 unidades. E conta com estoque de 300 unidades, sendo 200 veículos da versão rodoviária. O prazo de entrega após o faturamento é de 30 dias.
Seja como for, a XCMG tem fábrica localizada em Pouso Alegre (MG) desde 2014. O local ocupa uma área de 805 mil m² com capacidade de produção anual de 10 mil veículos. Ademais, emprega cerca de 1 mil colaboradores. A unidade recebeu investimentos de U$S 500 milhões.
Nesse sentido, a fabricante que hoje conta com 45 concessionários, projeta dobrar a rede nos próximos três anos. Mas a estrutura atual está preparada para atender os clientes dos caminhões lançados. Assim como a oferta de veículos da linha amarela e construção pesadas. Vale lembrar que a XCMG atua na oferta de veículos para atender o segmento de mineração, construção geral e pesada, içamentos, carregamento. Além de elevação e perfuração, entre outros.
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