Dicas para encarar uma chuva de moto | Mobilidade Estadão | MotoMotor, Serviço

Buscando sugestões para:


Publicidade

Chuvas intensas: veja o que fazer e o que não fazer de moto durante um temporal

Por: Arthur Caldeira . Há 1 dia atras
Meios de Transporte

Chuvas intensas: veja o que fazer e o que não fazer de moto durante um temporal

Alagamentos, árvores caídas e enxurrada são um perigo para os motociclistas; veja dicas para encarar as fortes chuvas com segurança

3 minutos, 12 segundos de leitura

31/01/2025

motociclista atravessa área alagada
Nunca se arrisque tentando atravessar uma área alagada. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No último domingo, 26, um motociclista morreu em Guarulhos, na Grande São Paulo, após ter sido arrastado pela enxurrada no dia anterior. A Defesa Civil já alertou que chuvas intensas com riscos de alagamentos e deslizamentos podem ocorrer no Estado de São Paulo e na região metropolitana até domingo. Além da força das águas, queda de árvores e enchentes representam um risco para os motociclistas e também para as motocicletas. Pensando nisso, elaboramos um guia com dicas para encarar uma chuva quando você estiver de moto; confira:

Pare agora!

Caso seja surpreendido por fortes chuvas enquanto anda de moto, a primeira dica é: parar em um local seguro. Afinal, em um temporal não apenas a sua visibilidade fica comprometida, mas também a de outros motoristas. Procure um posto de combustível ou um serviço de atendimento ao usuário nas rodovias, mas evite parar no acostamento de estradas e avenidas. Volte a rodar quando a intensidade diminuir, mas antes confira se não há alagamentos pelo caminho. Entretanto, nem sempre isso é possível.

Verifique sua rota

O governo do Estado de São Paulo fez uma parceria com o aplicativo Waze, que informa as áreas alagadas. Portanto, antes de começar a rodar de moto debaixo de chuva, vale a pena consultar as rotas sugeridas.

Os alagamentos e inundações costumam acontecer em regiões baixas, próximas às margens de rios. Áreas que recebem muita água e o sistema de drenagem não tem capacidade de escoamento também estão sujeitas a esse problema.

As inundações acontecem em poucos minutos. Fique atento à sinalização das áreas de risco, como existe na cidade de São Paulo. Também evite deixar sua moto estacionada, ou mesmo transitar por locais que tenham histórico de enchentes.

Nunca atravesse alagamentos

“A moto foi feita para rodar na chuva e não dentro da água”. A frase do mecânico paulista Alexandre Sauro alerta para os riscos de atravessar uma enchente de moto. Os problemas são muitos e podem ir de um simples mau cheiro, passando pela oxidação interna do escapamento até o travamento do motor.
Durante as tempestades de verão que costumam atingir as cidades nessa época do ano, muitos motociclistas correm riscos de tentar atravessar áreas alagadas ou enxurradas. A dica mais valiosa nesses casos é “não faça isso”.

Perigos ocultos

Quando o nível da água está alto o piloto pode cair em um buraco ou em um bueiro destampado. Outro risco é bater com a moto em obstáculos, ou até na calçada, encobertos pela água. Muitos pilotos seguem veículos maiores, como ônibus ou caminhões, para cruzar um ponto de alagamento. Mas existe o risco de onda formada pelo veículo derrubar sua moto. Portanto, evite.

Cuidado ao estacionar

Para proteger suas motos do sol forte do verão, muitos motociclistas estacionam sob uma árvore em busca de sombra para o veículo. Evite fazer isso se houver previsão de tempestades. Durante o verão, milhares de árvores caem em função dos fortes ventos e do peso excessivo da água acumulada nos galhos e troncos. Infelizmente, não há como prever se uma árvore ou um galho cairá. A única forma de se prevenir é evitar estacionar perto de árvores – principalmente as maiores e mais antigas.

Nas tempestades, também não é raro ver motos sendo levadas ladeira abaixo por fortes enxurradas. A força da água é capaz de derrubar a moto e arrastá-la causando grandes estragos. Estacionar a moto com o descanso lateral apoiado na parte mais baixa da rua ajuda a suportar a força da água, porém é apenas um paliativo. Se a moto estiver em uma ladeira, e houver risco de temporal, procure outro local mais plano.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login