Conceito Honda CB 1000F dá pistas sobre o futuro da linha CB
Revelado no Japão, conceito mescla o design das motos Honda dos anos 1980 com um moderno motor de quatro cilindros; conheça

A Honda apresentou a moto conceito CB 1000F no Japão. Com linhas que remetem às motos Honda dos anos de 1980, mas um moderno motor de quatro cilindros e farol de LED, a CB 1000F Concept pode dar pistas sobre o futuro da famosa linha CB.

Atualmente, a fabricante japonesa vende a CB 1000 Hornet, na Europa, que tem um visual agressivo e uma proposta mais esportiva. Falta ainda um modelo mais voltado fácil de pilotar e utilizável também no dia a dia, como foram outros modelos, como a CB 750 F, a famosa “sete-galo”.
O conceito CB 1000F, portanto, poderia preencher essa lacuna na linha F, ou seja de motos “Fun” (para diversão), caso se torne realidade. Afinal, o conceito nasceu da ideia de ser a “CB para uma nova era”, nas palavras do seu criador, o designer Isana Suzuki. Suzuki também participou de projetos de sucesso da Honda, como a Africa Twin 1100 e a X-ADV 750.

Uma curiosidade: embora seja japonês, Isana Suzuki trabalha atualmente como coordenador sênior de Design, no Monozukuri Center da Honda no Brasil. Chamado de Mono-C, é um dos poucos centros mundiais de design de motocicletas da marca japonesa. O mesmo, aliás, que criou o conceito de uma Bros supermotard.
Leia também: Honda apresenta quatro lançamentos 2025 para o Brasil; conheça
Como é a Honda CB 1000F Concept
A Honda revelou o conceito CB 1000F, pela primeira vez, no Salão de motos na cidade japonesa de Osaka, realizado entre 21 e 23 de março. O conceito também marcará presença nos salões de Tóquio (de 28 a 30 de março) e Nagoya (de 4 a 6 de abril).

De acordo com os designers da Honda, a CB 1000F Concept tem um design que a torne facilmente reconhecida como uma integrante da família CB. Nesse sentido, seu tanque com cantos “quadrados” e o farol redondo, definitivamente, lembram as CB da década de 1980.
“Acreditamos que seu design e seu desempenho tinham que fazer as pessoas que já pilotaram motocicletas pensarem: ‘essa é uma CB da Honda'”, afirmou Yuha Suzuki. Dessa forma, equiparam a CB 1000F Concept com um potente motor DOHC de quatro cilindros em linha, refrigerado a líquido. Porém, diferentemente dos modelos antigos, que tinham saída dupla, a CB 1000F tem apenas uma ponteira de escapamento.
O quadro do tipo diamante traz o motor como parte de sua estrutura, garantindo equilíbrio entre rigidez e flexibilidade. “Seja para uma pilotagem esportiva e também para o uso diário”, explicou o designer.
As suspensões usam garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. Enquanto os freios têm disco duplo, na frente, e simples, atrás.




Apesar de sua inspiração retrô, a modernidade do projeto surge em alguns detalhes, como sua traseira mais afilada. Além, é claro, do painel de TFT com conectividade e no farol e na lanterna de LEDs.
Embora seja uma moto conceito, a Honda descreve a CB1000F como um modelo conceitual da próxima geração da CB. Afinal, aparenta ser um conceito bem próximo de se tornar realidade.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários