Voltar
Meios de transporte

Conheça os melhores aplicativos de GPS para quem anda a pé

Há várias opções para quem quer rastrear a caminhada e, assim, acompanhar melhor sua própria prática de atividade física todos os dias. Veja algumas delas

Cristiane Marsola

24/11/2019 - 2 minutos, 35 segundos


Homem negro de terno caminhando na rua e mexendo no aplicativo de GPS para andar a pé
Alguns apps de andar a pé usam os sensores do smartphone para monitorar batimentos cardíacos. Foto: iStock

Uma das vantagens trazidas pela tecnologia é poder monitorar os exercícios por meio de aplicativos do celular. Alguns, inclusive, usam os sensores do smartphone para monitorar batimentos cardíacos, facilitando ainda mais a observação a longo prazo dos resultados trazidos pelos exercícios.  

Leia mais:
As novidades no trânsito não param de chegar
Usuários de patinetes pedem mais bom senso e menos regulamentação
Notícia no Seu Tempo - Especial Mobilidade

“Os apps para andar a pé auxiliam em duas frentes. Primeiro, no ganho de autoconsciência. Pesquisas mostram que as pessoas tendem a exagerar a percepção do quanto elas fazem de exercício e, a partir do momento que elas têm um device monitorando, não é possível mais errar na conta”, explica Arthur Igreja, professor da FGV especialista em tecnologia e inovação.

“O segundo ponto é que a pessoa pode compartilhar essas informações gravadas nos aplicativos com o médico ou com o treinador dela e ter um direcionamento mais apropriado em virtude da resposta do corpo”, fala o professor.

Confira 5 opções de apps para andar a pé. Todos estão disponíveis em versões para Android e iOS:

MapMyWalk

O MapMyFitness permite rastrear a caminhada pelo celular ou por algum outro dispositivo wearable. O aplicativo para andar a pé marca distância, velocidade e consumo de calorias. Para quem é competitivo, também é possível criar ou participar de desafios, interagindo com outros usuários da plataforma.

Nike Run Club

O aplicativo Nike Run Club permite que o usuário receba mensagens de incentivo dos amigos enquanto pratica sua atividade física. O app para andar a pé também oferece informações sobre ritmo, localização, distância, elevação e frequência cardíaca (quando o celular tem sensores para medir). Também é possível escolher um plano de treino para colocar um objetivo específico como meta. 

RunKeeper

O Runkeeper ajuda a registrar a caminhada pelo GPS do celular. O aplicativo apresenta ritmo, distância e tempo, além de organizar as estatísticas com os resultados. É possível interagir com outros usuários e criar metas, já que com um objetivo claro fica mais fácil manter o foco na prática da atividade. Pelo sensor do celular, dá para medir ainda o ritmo cardíaco.

Samsung Health

O programa é bastante completo. Além de rastrear a caminhada com informações sobre ritmo, velocidade, distância e elevação, o aplicativo permite anotar o consumo de água e alimentos no dia, as horas de sono da noite e o peso do usuário. Por meio dos sensores do celular, é possível medir também o nível de estresse, os batimentos cardíacos e o nível de saturação de oxigênio.  

Strava

Um dos queridinhos dos corredores, o Strava permite bastante interação entre os usuários. Além das funções básicas de distância, velocidade, ritmo, elevação e gasto de calorias, o GPS para andar a pé oferece opção de carregar em seu aparelho rotas já usadas por outros usuários. Na versão paga, dá para ativar o Beacon e permitir que os outras pessoas o rastreie em tempo real durante sua atividade.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login