Voltar

Conteúdo original Estradão Estadão

Meios de transporte

Daimler cria Grupo de Tecnologia Autônoma

Nova unidade global reforça objetivo da empresa de colocar caminhões automatizados nas estradas em uma década

Da redação

31/05/2019 - 2 minutos, 11 segundos


A Daimler Trucks estabeleceu uma nova unidade global dedicada à pesquisa e desenvolvimento do caminhão autônomo. A partir de 1º de junho, o Grupo de Tecnologia Autônoma reunirá conhecimento para colocar nas estradas caminhões altamente automatizados em uma década.

Leia mais:
Economia compartilhada entra no radar dos pequenos negócios
VWCO produzirá caminhões elétricos no País
Caminhões autônomos só devem estar nas ruas em 2030

O grupo nasce alguns meses depois de anúncio de investimento da Daimler de € 500 milhões na Consumer Electronics Show, feira de tecnologia de Las Vegas, Estados Unido, realizada em janeiro. Ao concentrar experiência e atividades próprias ao tema, a empresa acredita que poderá saltar do atual SAE Nível 2 de automação de seus caminhões para o Nível 4. No caso, a presença do motorista ainda é necessária, mas já permite ao veículo condução autônoma por longos trechos.

“Com a formação do nosso Grupo de Tecnologia Autônoma, estamos dando o próximo passo, ressaltando a importância da condução altamente automatizada para a Daimler Trucks, à indústria e à sociedade, tornando o transporte mais seguro, salvando vidas e ajudando as empresas de caminhões a aumentar sua produtividade”, reforça em nota Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler responsável por caminhões e ônibus.

Dentre as tarefas do grupo, além do desenvolvimento de tecnologias para o caminhão autônomo, também está o estabelecimento de um cronograma em direção à produção em série, no qual estarão determinadas as aplicações das inovações, a criação de infraestrutura e centros de operações necessários.

O recém-criado grupo terá alcance global a partir de uma rede de desenvolvimento localizadas em Blacksburg e Portland, nos Estados Unidos, e Stuttgart, na Alemanha. Segundo a Daimler, outros locais serão integrados a unidade na medida em que frota de teste for construída e aplicada.

Também fará parte do grupo a Torc Robotics, empresa sediada em Blacksburg, especialista em desenvolvimento de software, adquirida pela Daimler, que aguarda somente a aprovação das autoridades econômicas.

Não é de agora que a Daimler Trucks demonstra esforços no desenvolvimento de caminhões autônomos. Em 2014, durante o Salão de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, a fabricante apresentou o Mercedes-Benz Future Trucks 2025, o primeiro caminhão automatizado do mundo. Um ano depois, o Freightliner Inspiration Truck, modelo parcialmente automatizado, obteve a primeira licença para rodar em estradas públicas.

Na linha de produção em série, marcas de caminhões da Daimler já oferecem dispositivos capazes de frear, acelerar e dirigir independentemente da ação do motorista e da faixa de velocidade em que se encontra.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login