Voltar
Meios de transporte

Dicas para começar a pilotar a sua primeira moto

Com a sua habilitação em mãos, é hora de sair por aí. Mas não sem antes saber mais sobre pilotagem segura. Veja 7 dicas

Da Redação

18/10/2019 - 1 minuto, 47 segundos


handsome young man in a modern city adjusting motorcycle helmet in summer
Dicas para começar a pilotar a sua primeira moto. Foto: iStock

Leia mais:
Podcast Delivery #8: Como nasce uma moto?
Vídeo 2 - Concessionárias de moto se adaptam ao 'novo normal'
Yamaha MT-03 2021 evolui e já está no Brasil

Treine antes de ir para a rua

Para dominar a motocicleta é recomendável treinar em um lugar reservado, amplo e sem obstáculos, como um estacionamento fora de horário comercial. Se o veículo for uma scooter é mais fácil de pilotar, porque não tem embreagem, ou seja, não exige o uso dos pés. Assim, é só frear e acelerar. 

Escolha bem o seu capacete

O tamanho ideal do capacete é aquele que fica justo no rosto, pressionando levemente as bochechas. No uso urbano, capacetes com abertura de ventilação são mais confortáveis. Escolha um modelo com viseira de, no mínimo, 1,5 mm de espessura, que são mais seguras para proteger os olhos de pedras e detritos. Melhor ainda se forem antirrisco. 

Acessórios são indispensáveis

Luvas, jaqueta, calça com proteção nas articulações e bota na altura dos tornozelos: é assim que o motociclista deve se vestir para ficar protegido e confortável.

Saiba se posicionar no trânsito

O motociclista precisa estar bem visível para os outros veículos da via. Coloque-se onde você consiga se enxergar nos espelhos retrovisores dos veículos à frente. Também é importante manter distância segura do veículo da frente. Por fim, dê sempre passagem ou mude de pista quando vir um carro atrás de você.

OFERTAS 0KM

Tenha sempre atenção com o piso

Fique atento ao percurso para desviar de irregularidades, buracos e também para perceber manchas de óleos.

Vá sozinho primeiro

Só leve um passageiro na garupa quando você estiver totalmente familiarizado com a motocicleta. É importante ter confiança ao pilotar para levar alguém de carona com você. E quando tiver segurança, vai poder passear ou transportar quem você quiser!

Tenha uma capa de chuva

Além de impedir que o piloto se molhe, a capa de chuva também ajuda a cortar o frio, deixando a sensação térmica mais agradável para quem está pilotando. Da mesma forma, mantém os pés secos e confortáveis. Portanto, invista em uma boa capa ao começar a pilotar a sua moto.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login