A Ducati fez sua estreia no Campeonato Mundial de Motocross, na Holanda, com sua moto de 450cc. Guiada pelo italiano Tony Cairoli, piloto nove vezes campeão mundial da modalidade, a Ducati Desmo 450 MX terminou a corrida de qualificação na sétima posição. Nas provas de domingo, na pista de Arnhem, a Ducati de 450cc terminou em 15º na primeira bateria, na categoria MXGP, a principal do campeonato.
“Nosso objetivo era testar a Desmo 450 MX em condições extremas e tive sentimentos muito positivos. Ontem, na corrida de qualificação, conseguimos um ótimo sétimo lugar, o que é um resultado fantástico para uma moto tão jovem”, analisou Tony Cairoli, que estava três anos longe das pistas. Cairoli, contudo, também participa do ambicioso projeto de motocross da Ducati.
A participação no GP da Holanda de motocross faz parte do plano de desenvolvimento da Ducati Desmo 450 MX. A motocicleta participará de todo o Campeonato Mundial de Motocross em 2025. A nova moto Ducati de 450cc também entrará em produção, marcando a entrada da marca no segmento de off-road. A fabricante italiana segue os passos da inglesa Triumph, que também disputará a competição, mas com um modelo de 250 cc.
Apesar de ter estreado no Mundial, o desenvolvimento do Ducati de 450cc para motocross já tem acontecido no Campeonato Italiano da modalidade. Na última etapa, realizada em Ponte de Egola, Cairoli venceu a primeira bateria e seu companheiro de equipe, Alessandro Lupino, venceu a etapa. Após o bom resultado com a Desmo 450 MX, Lupino lidera a classificação geral do italiano a duas etapas do fim.