Ducati Panigale: réplicas celebram títulos na MotoGP e na Superbike
Além de pintura inspiradas nas motos de Bagnaia, Bautista, Bulega, Martin e Bezzecchi no MotoGP, WorldSBK e WorldSSP, superesportivas têm acessórios de corrida
4 minutos, 3 segundos de leitura
28/12/2023
Por: Arthur Caldeira
A Ducati celebra a conquista dos títulos de MotoGP, WorldSBK e WorldSSP com a criação de cinco edições especiais da superesportiva Panigale. Os modelo de colecionador têm pinturas inspiradas na Desmosedici GP de Francesco Bagnaia, Jorge Martín e Marco Bezzecchi, na Panigale V4 R de Álvaro Bautista e na Panigale de Nicolò Bulega V2.
As Panigale V4 dedicadas a Bagnaia e Bautista usam a pintura amarela, com a qual os dois campeões correram no GP de Misano da MotoGP e da SBK, respectivamente. Uma icônica cor alternativa ao tradicional vermelho Ducati.
2023 foi um ano inesquecível para a Ducati: nenhum fabricante de motos havia vencido nos Campeonatos do Mundo de MotoGP e de SBK durante dois anos consecutivos. A marca de Borgo Panigale ainda conquistou o título o Campeonato Mundial de Supersport (WorldSSP). Além disso, ficou com o segundo e terceiro lugares na classificação do campeonato mundial de MotoGP. Para celebrar as conquistas a Ducati criou cinco motos únicas, verdadeiras joias em edições limitadas e numeradas.
Cada exemplar trará o autógrafo original do piloto no tanque, que receberá a proteção de uma camada de verniz transparente. As cinco réplicas celebram os números de corrida dos pilotos a quem homenageiam: 63 de Pecco Bagnaia, 19 de Álvaro Bautista, 89 de Jorge Martín, 72 de Marco Bezzecchi e 11 de Nicolò Bulega.
Tal como as motos de corrida que as inspiram, as Panigale 2023 Racing Replicas terão apenas a versão monoposto. Cada um tem uma mesa de direção em alumínio com gravação a laser do nome do modelo e do número, além de animação especial no painel de instrumentos.
Como são as Panigale Replica
A Panigale V4 Bagnaia 2023 World Champion Replica traz a pintura mais exclusiva da temporada de 2024, o amarelo Ducati com a qual o piloto disputou o GP de Misano. O modelo terá apenas 263 unidades produzidas em homenagem ao bicampeão mundial de MotoGP, Francesco Bagnaia.
Da mesma forma, a Panigale V4 dedicada ao bicampeão do mundo de Superbike, Álvaro Bautista, traz a pintura amarela com a qual o espanhol correu as etapas de Misano e a corrida 2 em Jerez de la Frontera.
A pintura, especificamente, inspirou-se naquela com a qual Bautista se tornou Campeão do Mundo de SBK pela segunda vez, em Jerez. Além disso, tal como a Panigale V4 R, na qual se inspira, tem tanque em alumínio escovado, winglets em fibra de carbono e rodas Marchesini em cinza claro. Somente 219 unidades chegaram às lojas.
A Panigale V4 de Jorge Martín tem as cores oficiais da Desmosedici GP da equipe Pramac. Tem como diferencial o para-lamas dianteiro em fibra de carbono. A Panigale numeral 89 terá apenas 189 unidades fabricadas.
Já Panigale V4 de Marco Bezzecchi 2023 tem pintura inspirada nas cores amarela/preta da equipe Mooney VR46, que pertence ao multicampeão Valentino Rossi. Produção limitada a 72 unidades.
Por último, o campeão mundial de supersport, Nicolò Bulega, recebeu a homenagem em forma de uma Panigale V2. O modelo, que usa um motor de dois cilindros e “L” e 955 cc, ganhou a pintura vermelha/preta da equipe Aruba.it Racing WorldSSP. A produção limita-se a 111 unidades.
Mudanças vão além da pintura
Essas quatro Panigale V4 baseiam-se no modelo “S”, porém trazem melhorias com vários componentes Ducati Performance. O câmbio conta com embreagem seca STM-EVO SBK de nove discos, além de escapamento Akrapovič, 2 quilos mais leve que o original da Panigale V4.
Assim como o sistema de freios Brembo foi aprimorado por pinças Stylema® R, também o cilindro mestre MCS ganhou ajuste remoto. Os pedais ajustáveis são em alumínio Rizoma. A bolha da carenagem é uma versão de corrida.
Todas as edições limitadas Panigale V4 Replica aproximam-se ainda mais das motos de corrida em função de uma série de acessórios. Como, por exemplo, a tampa da embreagem em fibra de carbono e os kits de remoção do suporte de placa e dos espelhos. Vale citar ainda o módulo GPS que permite a visualização no painel dos tempos de volta e parciais obtidos na pista.
Cada moto virá com um certificado de autenticidade e será entregue em uma caixa de madeira com grafismos dedicados e uma capa de moto personalizada.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários