Ducati Panigale: réplicas celebram títulos na MotoGP e na Superbike | Mobilidade Estadão | Acima de 600 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Ducati Panigale: réplicas celebram títulos na MotoGP e na Superbike

Por: Arthur Caldeira . 28/12/2023
Meios de Transporte

Ducati Panigale: réplicas celebram títulos na MotoGP e na Superbike

Além de pintura inspiradas nas motos de Bagnaia, Bautista, Bulega, Martin e Bezzecchi no MotoGP, WorldSBK e WorldSSP, superesportivas têm acessórios de corrida

4 minutos, 3 segundos de leitura

28/12/2023

Por: Arthur Caldeira

Ducati Panigale Réplicas
Ducati criou cinco motos únicas, em edições limitadas e numeradas, para celebrar os recordes nas pistas da temporada 2023. Fotos: DIvulgação/Ducati

A Ducati celebra a conquista dos títulos de MotoGP, WorldSBK e WorldSSP com a criação de cinco edições especiais da superesportiva Panigale. Os modelo de colecionador têm pinturas inspiradas na Desmosedici GP de Francesco Bagnaia, Jorge Martín e Marco Bezzecchi, na Panigale V4 R de Álvaro Bautista e na Panigale de Nicolò Bulega V2.

As Panigale V4 dedicadas a Bagnaia e Bautista usam a pintura amarela, com a qual os dois campeões correram no GP de Misano da MotoGP e da SBK, respectivamente. Uma icônica cor alternativa ao tradicional vermelho Ducati.

2023 foi um ano inesquecível para a Ducati: nenhum fabricante de motos havia vencido nos Campeonatos do Mundo de MotoGP e de SBK durante dois anos consecutivos. A marca de Borgo Panigale ainda conquistou o título o Campeonato Mundial de Supersport (WorldSSP). Além disso, ficou com o segundo e terceiro lugares na classificação do campeonato mundial de MotoGP. Para celebrar as conquistas a Ducati criou cinco motos únicas, verdadeiras joias em edições limitadas e numeradas.

Cada exemplar trará o autógrafo original do piloto no tanque, que receberá a proteção de uma camada de verniz transparente. As cinco réplicas celebram os números de corrida dos pilotos a quem homenageiam: 63 de Pecco Bagnaia, 19 de Álvaro Bautista, 89 de Jorge Martín, 72 de Marco Bezzecchi e 11 de Nicolò Bulega.

Tal como as motos de corrida que as inspiram, as Panigale 2023 Racing Replicas terão apenas a versão monoposto. Cada um tem uma mesa de direção em alumínio com gravação a laser do nome do modelo e do número, além de animação especial no painel de instrumentos.

Como são as Panigale Replica

A Panigale V4 Bagnaia 2023 World Champion Replica traz a pintura mais exclusiva da temporada de 2024, o amarelo Ducati com a qual o piloto disputou o GP de Misano. O modelo terá apenas 263 unidades produzidas em homenagem ao bicampeão mundial de MotoGP, Francesco Bagnaia.

Da mesma forma, a Panigale V4 dedicada ao bicampeão do mundo de Superbike, Álvaro Bautista, traz a pintura amarela com a qual o espanhol correu as etapas de Misano e a corrida 2 em Jerez de la Frontera.

Panigale réplica do campeão mundial de Superbike, Álvaro Bautista, tem tanque de alumínio escovado

A pintura, especificamente, inspirou-se naquela com a qual Bautista se tornou Campeão do Mundo de SBK pela segunda vez, em Jerez. Além disso, tal como a Panigale V4 R, na qual se inspira, tem tanque em alumínio escovado, winglets em fibra de carbono e rodas Marchesini em cinza claro. Somente 219 unidades chegaram às lojas.

Panigale de Jorge Martín, vice-campeão na MotoGP, tem as cores da equipe satélite Pramac

A Panigale V4 de Jorge Martín tem as cores oficiais da Desmosedici GP da equipe Pramac. Tem como diferencial o para-lamas dianteiro em fibra de carbono. A Panigale numeral 89 terá apenas 189 unidades fabricadas.

Marco Bezzecchi, terceiro colocado na MotoGP, também terá sua réplica

Já Panigale V4 de Marco Bezzecchi 2023 tem pintura inspirada nas cores amarela/preta da equipe Mooney VR46, que pertence ao multicampeão Valentino Rossi. Produção limitada a 72 unidades.

Em homenagem ao título na Supersport, Ducati criou Panigale V2 com as cores do campeão, Nicolò Bulega

Por último, o campeão mundial de supersport, Nicolò Bulega, recebeu a homenagem em forma de uma Panigale V2. O modelo, que usa um motor de dois cilindros e “L” e 955 cc, ganhou a pintura vermelha/preta da equipe Aruba.it Racing WorldSSP. A produção limita-se a 111 unidades.

Mudanças vão além da pintura

Essas quatro Panigale V4 baseiam-se no modelo “S”, porém trazem melhorias com vários componentes Ducati Performance. O câmbio conta com embreagem seca STM-EVO SBK de nove discos, além de escapamento Akrapovič, 2 quilos mais leve que o original da Panigale V4.

Assim como o sistema de freios Brembo foi aprimorado por pinças Stylema® R, também o cilindro mestre MCS ganhou ajuste remoto. Os pedais ajustáveis são em alumínio Rizoma. A bolha da carenagem é uma versão de corrida.

Todas as edições limitadas Panigale V4 Replica aproximam-se ainda mais das motos de corrida em função de uma série de acessórios. Como, por exemplo, a tampa da embreagem em fibra de carbono e os kits de remoção do suporte de placa e dos espelhos. Vale citar ainda o módulo GPS que permite a visualização no painel dos tempos de volta e parciais obtidos na pista.

Cada moto virá com um certificado de autenticidade e será entregue em uma caixa de madeira com grafismos dedicados e uma capa de moto personalizada.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login