Em meio à crise, Harley-Davidson procura novo CEO
Jochen Zeitz, que implantou plano de retomada da marca americana, anunciou aposentadoria após cinco anos no cargo

Em meio à queda nas vendas, a Harley-Davidson iniciou a procura por novo CEO, após Jochen Zeitz anunciar que planeja se aposentar. Zeitz, que ajudar a reviver a marca alemã de calçados Puma, ingressou no conselho da Harley em 2007 e se tornou CEO em 2020.
Jochen Zeitz, 62 anos, encerra um mandato de cinco anos marcado por esforços para reviver a fabricante americana. Em 2021, Zeitz lançou o plano estratégico de cinco anos. A estratégia, batizada de “Hardwire”, buscava transformar a imagem da marca a fim de atrair jovens à medida que sua base de clientes envelhece.
A estratégia priorizava produtos com maior margem de lucro, como as motocicletas mais caras da marca. O plano também envolvia sair de mercados internacionais com baixo volume de vendas e modernizar o apelo da marca.
Embora analistas avaliem que tenha sido bem sucedido ao reduzir a presença global da Harley e reorientar a empresa em suas principais motos, a marca tem enfrentado queda nas vendas nos últimos anos. Tanto que, em fevereiro passado, a empresa previu que o lucro de 2025 e a receita de motocicletas ficarão estáveis ou cairão 5%.
Entretanto, a Harley enfrentou dificuldades como taxas de juros mais altas, ao mesmo tempo, em que os consumidores parecem preferir motos menores e mais acessíveis. Segmento, o qual a Harley se afastou com o plano de Zeitz.
Por fim, o conselho diretor da Harley-Davidson disse que lançou um processo de busca por um novo CEO. Por enquanto, Zeitz deve permanecer até a nomeação de um sucessor.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários