O maior marketplace de passagens rodoviárias das Américas foi criado a partir da fusão de duas empresas. A Buson uniu forças com a Busbud, plataforma global de reservas de viagens de ônibus e trens. De acordo com as empresas, a estratégia visa potencializar a eficiência operacional do setor.
Na prática, a Busbud, empresa global de reserva de viagens, adquiriu a Buson, marketplace de venda de passagens de ônibus rodoviário para o Brasil. O acordo não teve o capital revelado.
A Buson surgiu em 2013 como Guichê Virtual e opera em todo o Brasil. Com a fusão, os passageiros agora têm acesso ao inventário global das rodas de ônibus da Busbud.
“Estamos entusiasmados em unir forças com a Busbud, que também entende a importância da inovação digital nesse setor. Esta união representa uma oportunidade única para ampliar nossos recursos e conhecimentos, fortalecendo nossa posição no mercado e impulsionando nossa expansão contínua”, afirma Thiago Carvalho, CEO e cofundador da Buson.
Segundo o Ministério do Turismo, no Brasil, os ônibus representam 59% das viagens para lazer e turismo. Assim, o mercado rodoviário está apostando no ambiente digital para ampliar a disponibilidade de passagens online.
Em nota, a Buson informou que já comercializou 120 milhões de passagens de ônibus para viajantes no Brasil. Assim, conectou os viajantes brasileiros a mais de 70 mil rotas, por meio de uma rede de mais de 300 empresas de ônibus no país.
Agora, a Buson reafirma que a união das duas empresas resulta na formação do maior player de venda de passagens rodoviárias online das Américas e reforça a posição da empresa como principal parceira das viações no país.
As empresas reforçam que a união também potencializa o uso da tecnologia em benefício das viações parceiras. Portanto, não só os clientes devem se beneficiar da novidade.
“Estamos empolgados em dar as boas-vindas à Buson ao grupo Busbud,” afirma LP Maurice, CEO e cofundador da Busbud. “Compartilhamos a mesma ambição de revolucionar as viagens terrestres por meio da inovação e produtos que ajudam na transformação digital dessas viagens nas Américas e no resto do mundo. Juntos, continuaremos a criar experiências de transporte inovadoras que atendam às necessidades do viajante moderno, assim como de nossos parceiros”, completa o executivo.
Em 2023, a Buson vendeu três vezes mais passagens do que no cenário pré-pandemia. Segundo a companhia, o marco valida a experiência no setor e destaca a confiança das viações e dos viajantes nas soluções ofertadas.