A Suzuki lança oficialmente a GSX-8R no Brasil. A nova esportiva de entrada da Suzuki tem motor de dois cilindros e 800cc que produz 83 cv de potência. Dotada de modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS, a nova Suzuki GSX-8R chega com a proposta de ser uma esportiva mais amigável para o uso em ruas e estradas.
Terceiro modelo baseado na plataforma de dois cilindros e 800cc, lançada pela marca japonesa em 2022, a GSX-8R compartilha quadro e motor com sua irmã naked, a GSX-8S, já à venda no Brasil. Entretanto, a nova Suzuki tem carenagem integral e uma posição de pilotagem mais esportiva, com pedaleiras mais recuadas e dois semiguidões.
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A esportiva GSX-8R chega às concessionárias Suzuki em quatro opções de cores: amarela, azul, prata e preta. Com preço público sugerido de R$ 56.900 (sem frete), o modelo chega para brigar com a Triumph Daytona 660 que, embora tenha motor menor, produz 95 cv e custa R$ 56.490.
Apesar da sigla GSX-R, a nova esportiva de dois cilindros da Suzuki é bem menos radical do que suas irmãs de quatro cilindros, como a aposentada GSX-750R. Até mesmo visualmente: sua carenagem integral e os dois faróis de LEDs sobrepostos lembram mais uma sport-touring do que uma moto de pista.
Embora seu motor de dois cilindros tenha 776 cm³, produz bem menos potência do que os de quatro cilindros. Oferece 83 cv, a rotações menores, 8.500 rpm. Afinal, sua proposta é o uso em passeios ou viagens e não nas pistas de corrida.
Justamente por isso, o grande destaque do motor está no torque em baixos e médios giros: 7,95 m.kgf a 6.800 rpm. Um câmbio de seis marchas, com quickshifter bidirecional de série, e transmissão final por corrente completam o conjunto motriz da nova Suzuki GSX-8R.
Na parte eletrônica, destaque para o painel digital com tela colorida e de fácil visualização. Além das informações básicas, o piloto também ajusta os três modos de pilotagem e os níveis de intervenção do controle de tração. Um pacote bem completo para uma esportiva “de entrada”.
Além do motor, a esportiva compartilha ainda o quadro com sua irmã naked GSX-8S. As suspensões, contudo, são diferentes. A nova GSX-8R tem garfo invertido da Showa, SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston). O conjunto utiliza pistões que correm diretamente na parte interna dos tubos, reduzindo, assim, o peso e com um amortecimento mais estável. Enquanto, na traseira, a esportiva da Suzuki traz balança com um amortecedor fixado por links e com ajuste na pré-carga.
No conjunto de freios, há pinças de montagem radial, com duplo disco de 310 mm, na dianteira; e disco simples de 240 mm com pinça fixa, na traseira. O sistema ABS de dois canais vem de série.
A nova esportiva GSX-8R chega às concessionárias Suzuki no próximo dia 17 de março. Inicialmente, apenas nas cores amarela, azul e preta. A cor prata com rodas vermelhas, porém, só estará disponível em maio., de acordo com a J.Toledo, representante da Suzuki no Brasil.