Principal evento do setor neste ano, o Festival Interlagos Motos 2024 abre as portas ao público a partir de amanhã, 6, e vai até domingo, 9, no autódromo paulistano. Entretanto, hoje, 5/6, acontecem as primeiras coletivas de imprensa e, consequentemente, os primeiros lançamentos do evento.
Além de ter o diferencial de poder pilotar as motos na lendária pista, o Festival Interlagos tornou-se a principal plataforma de lançamento de motos. Ainda mais em 2024, quando as marcas terão de renovar seu line-up, devido ao Promot 5. Em conversa com fontes ligadas às marcas e outros interlocutores, elaboramos uma lista de 10 motos que devem ser lançadas em Interlagos; confira.
Já apresentada aos concessionários da fabricante japonesa, na terça, 4/6, a nova linha de 500 cc da Kawasaki é composta por três modelos. A custom Eliminator, que apareceu no evento do ano passado; a naked Z 500 e a esportiva Ninja 500 – estas últimas farão sua estreia no mercado brasileiro.
O trio compartilha motor de dois cilindros e 451 cm³ de capacidade. Com arrefecimento líquido, o motor produz 45,4 cv de potência máxima nas novas Kawasaki de 500 cc. Entretanto, esse valor só deverá valer para o mercado europeu, onde existe limitação para pilotos iniciantes, com licença A2, que só podem pilotar motos de até 47,5 cv de potência. No Brasil, Z 500 e Ninja 500, provavelmente, tenham 52 cv a exemplo da Eliminator.
Com o aumento de cilindrada e o desempenho superior, as novas Kawasaki Z 500 e Ninja 500 chegam para brigar com as motos de 500 cc da Honda. Os modelos, como a CB 500F e a CBR 500R, que não é mais vendida no Brasil, também têm motores de dois cilindros que produzem 50,2 cv de potência máxima.
Com certeza, um dos três lançamentos prometidos pela Ducati para o Festival Interlagos Motos 2024 será a nova Diavel V4. A nova geração usa um motor de quatro cilindros em “V” e 170 cv de potência.
Além do motor potente, a nova geração da cruiser italiana também se destaca pelo seu design. A Diavel V4 venceu o “Red Dot: Best of the Best” em 2023, prêmio concedido a criações que estabelecem um novo padrão de referência em seu nicho.
Com estilo cruiser, a nova BMW R 12 usa motor de dois cilindros opostos, com 1.170 cm³ de capacidade. Com arrefecimento a ar, o bicilíndrico produz 95 cv de potência máxima a 6.500 rpm, além de torque de 11,22 m.kgf a 6.000 giros. Trata-se do consagrado boxer arrefecido a ar que equipava as antigas R 1200 GS.
Com o lema “The Spirit of Easy” e o visual clássico de uma cruiser, a nova R 12 tem roda dianteira de 19 polegadas e roda traseira de 16 polegadas. Dessa forma, o assento baixo e o guidão largo da nova moto BMW proporcionam uma posição de pilotagem confortável e “relaxada”.
Além da cruiser R 12, outra novidade da fabricante alemã será a nova F 900 GS. Completamente renovada, a trail bicilíndrica da BMW ficou mais “off-road” e potente. Ao menos, no exterior. Ainda não se sabe as especificações do modelo que virá ao Brasil.
Além de uma proposta mais aventureira, a F 900 GS teve seu design alterado. Ao invés do tradicional farol duplo e “excêntrico”, a bigtrail traz um único farol em formato triangular.
Com três lançamentos prometidos para 2024, o próximo deverá ser a nova geração da trail Himalayan. Com novo motor de 450 cc e arrefecimento líquido, a Himalayan 450 fará sua estreia, ao menos estática, no Festival Interlagos Motos 2024.
Além do motor, maior e mais potente, a Himalayan 450 recebeu um bom upgrade no seu conjunto de suspensões. Na dianteira, a trail usa garfo telescópico invertido, com balança traseira monoamortecida.
Terceiro modelo construída sobre a plataforma média da Triumph, a nova Daytona usa o mesmo motor de três cilindros e 660 cc de Trident e Tiger Sport, porém mais potente. No caso da nova Daytona, o tricilíndrico produz 95 cv de potência máxima a 11.250 rpm – 14 cavalos a mais do que nas suas irmãs. Já o torque máximo é de 6,02 m.kgf de torque a 8.250 giros.
O motor mais potente se encaixa bem com a proposta da nova Daytona 660. De acordo com a Triumph, a moto esportiva também tem vocação para ser uma sport-touring, ou seja, com torque e conforto para viajar.
Apesar de ainda não ter estreado nas “pistas” brasileiras, a esportiva inglesa já tem até preço para o mercado nacional. De acordo com a Triumph, a nova esportiva média vai custar a partir de R$ 55.990. O valor é maior do que a naked Trident 660 (R$ 49.990), porém inferior ao da Tiger Sport 660 (R$ 56.990).
Um dos lançamentos que deve fazer barulho no Festival Interlagos Motos 2024 será a renascida Tornado, agora com o motor de 300 cc que já equipa a Sahara 300. Apesar de não ter sido confirmado pela marca, rumores e o código de veículo dão pistas de que a Honda quer atrair o consumidor da Lander com uma trail mais acessível.
Imagens do suposto modelo para o mercado argentino vazaram recentemente na internet. Nas imagens, nota-se que a Tornado usa o conjunto mecânico da Sahara, mas em uma roupagem mais trail. A ver.
Parece que, finalmente, a Yamaha irá mostrar a Ténéré 700 no Brasil. Embora representantes da marca neguem, já existe unidades da trail homologadas no País. Além disso, a fabricante japonesa terá um evento especial no final do primeiro dia de coletivos. A principal atração, dizem, é o lançamento da Ténéré 700.
Equipada com o mesmo motor bicilíndrico da naked MT-07, a “T7”, como é chamada pelos fãs, é muito aguardada pelos motociclistas brasileiros. Afinal, o nome Ténéré é lendário entre os apaixonados por duas rodas.