Honda Africa Twin 2024: veja o que mudou | Mobilidade Estadão | Acima de 600 cilindradas, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Honda apresenta Africa Twin 2024; veja tudo que mudou na moto aventureira

Por: Arthur Caldeira . 04/10/2023
Inovação

Honda apresenta Africa Twin 2024; veja tudo que mudou na moto aventureira

Além de melhorias no desempenho do motor bicilíndrico de 1.100 cc, bigtrail japonesa também ganhou nova carenagem e roda dianteira aro 19, na versão Adventure Sports

3 minutos, 43 segundos de leitura

04/10/2023

Por: Arthur Caldeira

Honda Africa Twin 2024
Honda apresentou o modelo 2024 de sua bigtrail na Europa, mas motos deverão vir ao Brasil futuramente. Fotos: Divulgação/Honda

A Honda apresentou, hoje (4/10), na Europa, a CRF 1100L Africa Twin modelo 2024. Tanto a versão “standard” como a Adventure Sports receberam mudanças significativas no design, no desempenho e também na parte ciclística. Os modelos devem chegar às lojas europeias até o final deste ano, mas ainda não há previsão de quando vêm ao Brasil.

A família Africa Twin manteve o motor de dois cilindros paralelos com 1.084 cm³, mas para 2024 o bicilíndrico sofreu alterações no comando de válvulas, na taxa de compressão e também na central eletrônica (ECU). As mudanças não aumentaram a potência, que continua em 101 cv, no modelo europeu, mas trouxeram mais torque ao motor.

Na Africa Twin 2024, são 11,42 m.kgf de torque máximo, 7% a mais do que o modelo anterior. Além de maior, o torque também chega em rotações menores: a 5500 rpm, em vez de a 6250 rpm.

Mudanças no sistema de escape também contribuem para o aumento do desempenho. De acordo com a Honda, o novo escapamento tem um ronco pulsante em baixas rotações e um tom grave à medida que os giros sombem.

Câmbio DCT atualizado

Ambos os modelos estarão disponíveis com caixa de câmbio manual ou automática de dupla embreagem (DCT). Entretanto, na Africa Twin 2024, o sistema DCT foi aperfeiçoado com o objetivo de aproveitar o aumento de desempenho do motor, com reduções de marchas mais precoces. O sistema também se beneficia de uma melhor detecção de curvas, além de ter mudanças na relação entre a primeira e a segunda marchas.

No ano passado, as duas Africa Twins foram as motos mais vendidas da Honda na Europa. 49% dos proprietários da Africa Twin standard optaram pelo DCT da Honda, enquanto na Africa Twin Adventure Sports (ATAS) essa porcentagem sobe para 71%.

Africa Twin Adventure Sports

A versão Adventure Sports, topo de linha da moto aventureira que representou 56% das vendas da Africa Twin na Europa, passou pelas mudanças mais significativas. De acordo com a Honda, as alterações tiveram como objetivo reforçar sua vocação para viagens mais longas.

A mudança mais óbvia em relação ao modelo anterior encontra-se na parte dianteira da moto aventureira. A Africa Twin ATAS 2024 trocou a roda dianteira aro 21, por uma de 19 polegadas. Com a mudança, o curso da suspensão eletrônica Showa também teve de ser reduzido em 20 mm.

Segundo a fabricante japonesa, a roda aro 19 não comprometeu drasticamente o desempenho fora-de-estrada. Entretanto, em teoria, as mudanças deixam a versão topo de linha menos apta ao off-road. Contudo, a Honda garante que, juntamente, com um pneu dianteiro mais largo, a aventureira ganhou aderência e estabilidade, especialmente com garupa.

Por outro lado, as mudanças reduziram o centro de gravidade da CRF1100L Africa Twin Adventure Sports, facilitando o alcance dos pés ao chão e as manobras em baixa velocidade.

Projetada para percorrer longas distâncias, a Adventure Sports ainda teve a sua carenagem dianteira redesenhada. O novo desenho, segundo a Honda, melhorou a deflexão do vento e a aerodinâmica da parte superior do corpo.

Outra novidade está no assento, que ganhou espuma de uretano de 15 mm de espessura. Com maior densidade, o novo banco promete mais conforto em viagens longas. A CRF1100L Africa Twin estará disponível nas cores Preto Metalizado e Branco Tricolor.

CRF 1100L Africa Twin

Já a versão standard, chamada apenas de CRF 1100L Africa Twin, manteve a roda dianteira de 21 polegadas própria para a condução no fora-de estrada. A grande novidade é que a versão também sairá de fábrica com os pneus Metzler Karoo Street sem câmaras-de-ar como equipamento de série.

Embora seja mais voltada para o off-road, a Africa Twin 2024 ganhou um para-brisas maior e com ajuste em 5 posições para aumentar o conforto na estrada. A carenagem frontal também passou por mudanças e ganhou um design mais agressivo. A CRF1100L Africa Twin vai estar disponível nas cores Vermelho Grand Prix e Preto Ballistic Metalizado Mate.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login