Goan x Classic: veja as diferenças entre as motos de 350 cc da Royal Enfield
Recém-anunciada para o mercado brasileiro Goan traz mudanças além do design
3 minutos, 52 segundos de leitura
05/08/2025

Apresentada oficialmente pela Royal Enfield, durante o Capital Moto Week 2025, a Goan Classic 350 deve vir ao Brasil, provavelmente em 2026. Inspiradas nas motocicletas customizadas pelos motociclistas indianos da província de Goa, daí seu nome, o modelo tem chamado a atenção dos fãs de motos custom. Com cores chamativas, guidão “seca suvaco” e rodas raiadas com pneus faixa branca, a Goan Classic 350 tem uma personalidade e charme próprios.
Descrita como uma derivação da Classic 350, a Goan, contudo, traz diferenças que vão além do design. Embora compartilhem a mesma base mecânica, a nova versão da moto de 350cc tem alterações na parte ciclística. Dessa forma, a Goan também proporciona uma posição de pilotagem diferente da Classic 350.
O motor é o mesmo da Classic e de outras motos de 350cc: trata-se do mesmo monocilíndrico que equipa Hunter e Meteor. Com um cilindro e arrefecimento a ar, o motor produz 20,2 cv de potência máxima a 6.100 rpm e 2,75 m.kgf de torque a 4.000 giros. Seu câmbio tem cinco marchas com transmissão final feita por corrente.
Diferenças entre Goan e Classic
Ainda não há uma data oficial para o lançamento da Goan Classic 350 no Brasil, mas, de acordo com o head da Royal Enfield para a América Latina, Gabriel Patini, a moto será vendida em nosso mercado. Enquanto a Goan não chega por aqui, fizemos uma lista com as principais diferenças entre ela e Classic 350; confira!
Design

Apesar de ambas terem a mesma base mecânica, o design da Classic 350 foi inspirado nas motos Royal Enfield do pós Segunda Guerra Mundial. Chamadas de Royal Enfield G2, ou seja, a segunda geração de motos da marca, o modelo foi o primeiro a ter suspensão traseira com dois amortecedores.

Já a Goan Classic 350 buscou inspiração na cultura motociclística da região de Goa, na Índia, nos anos de 1970 e 1980. Por isso, traz pinturas mais chamativas e tem um estilo mais puxado para as bobber.
Rodas e pneus
Outra diferença entre os modelos está na parte ciclística. A Classic 350 usa rodas aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Há versões com rodas de liga-leve, como a Dark, e também com rodas raiadas, caso da Classic Chrome.

Já a Goan Classic 350 tem rodas raiadas com aros externos em todas as versões, portanto usa pneus sem câmara com a estilosa “faixa branca” na lateral. Outro diferencial está no tamanho das rodas: a Goan também tem roda de 19 polegadas, na dianteira, mas usa uma de 16 polegadas, na traseira.
Posição de pilotagem

Devido ao diâmetro das rodas e também à posição das pedaleiras e do guidão, os modelos de 350cc oferecem posições de pilotagem distintas. Na Classic 350, o motociclista vai sentado e assume uma posição ereta em função do guidão baixo e reto e das pedaleiras centralizadas. Originalmente, o modelo tem banco solo, mas é vendida com o banco da garupa que pode ser instalado ou retirado facilmente.

Enquanto na Classic 350, o condutor assume uma postura mais relaxada por causa do assento baixo e do guidão “mini ape”, ou seja, um “seca suvaco” de dimensões reduzidas, mas que faz os braços ficarem levantados. As pedaleiras avançadas também contribuem para o posicionamento bem no estilo das motos customizadas. Assim como a Classic, a Goan vem com banco solo, mas terá o assento da garupa como acessório de série.
Preços
Embora ainda não tenha data oficial de lançamento, nem tampouco o preço, a Goan Classic 350 deve seguir o mesmo posicionamento de outros mercados. Ou seja, a Goan deve custar um pouco mais do que a Classic 350.
Na Índia, por exemplo, a Classic custa entre 200 mil e 230 mil rúpias (entre R$ 13 mil e R$ 15 mil), enquanto a Goan varia entre 240 mil e 250 mil rúpias. Embora não tenha confirmado a informação, a Royal tem aplicado a mesma lógica ao precificar seus modelos no Brasil e em outros mercados internacionais.
Atualmente, a Classic 350 custa entre R$ 23.490 e R$ 24.490, no Brasil. A expectativa é que a Goan Classic 350 chegue por aqui com preço a partir de R$ 25 mil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários