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Goan x Classic: veja as diferenças entre as motos de 350 cc da Royal Enfield

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Goan x Classic: veja as diferenças entre as motos de 350 cc da Royal Enfield

Recém-anunciada para o mercado brasileiro Goan traz mudanças além do design

3 minutos, 52 segundos de leitura

05/08/2025

Classic e Goan Classic 350

Apresentada oficialmente pela Royal Enfield, durante o Capital Moto Week 2025, a Goan Classic 350 deve vir ao Brasil, provavelmente em 2026. Inspiradas nas motocicletas customizadas pelos motociclistas indianos da província de Goa, daí seu nome, o modelo tem chamado a atenção dos fãs de motos custom. Com cores chamativas, guidão “seca suvaco” e rodas raiadas com pneus faixa branca, a Goan Classic 350 tem uma personalidade e charme próprios.

Descrita como uma derivação da Classic 350, a Goan, contudo, traz diferenças que vão além do design. Embora compartilhem a mesma base mecânica, a nova versão da moto de 350cc tem alterações na parte ciclística. Dessa forma, a Goan também proporciona uma posição de pilotagem diferente da Classic 350.

O motor é o mesmo da Classic e de outras motos de 350cc: trata-se do mesmo monocilíndrico que equipa Hunter e Meteor. Com um cilindro e arrefecimento a ar, o motor produz 20,2 cv de potência máxima a 6.100 rpm e 2,75 m.kgf de torque a 4.000 giros. Seu câmbio tem cinco marchas com transmissão final feita por corrente.

Diferenças entre Goan e Classic

Ainda não há uma data oficial para o lançamento da Goan Classic 350 no Brasil, mas, de acordo com o head da Royal Enfield para a América Latina, Gabriel Patini, a moto será vendida em nosso mercado. Enquanto a Goan não chega por aqui, fizemos uma lista com as principais diferenças entre ela e Classic 350; confira!

Design

Classic tem design inspirado nas motos do pós Guerra

Apesar de ambas terem a mesma base mecânica, o design da Classic 350 foi inspirado nas motos Royal Enfield do pós Segunda Guerra Mundial. Chamadas de Royal Enfield G2, ou seja, a segunda geração de motos da marca, o modelo foi o primeiro a ter suspensão traseira com dois amortecedores.

Goan Classic 350
Já a Goan buscou inspiração nas motos customizadas pelos motociclistas indianos da região de Goa, daí seu nome

Já a Goan Classic 350 buscou inspiração na cultura motociclística da região de Goa, na Índia, nos anos de 1970 e 1980. Por isso, traz pinturas mais chamativas e tem um estilo mais puxado para as bobber.

Rodas e pneus

Outra diferença entre os modelos está na parte ciclística. A Classic 350 usa rodas aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Há versões com rodas de liga-leve, como a Dark, e também com rodas raiadas, caso da Classic Chrome.

Rodas raiadas com pneus faixa branca são marca registrada da Goan

Já a Goan Classic 350 tem rodas raiadas com aros externos em todas as versões, portanto usa pneus sem câmara com a estilosa “faixa branca” na lateral. Outro diferencial está no tamanho das rodas: a Goan também tem roda de 19 polegadas, na dianteira, mas usa uma de 16 polegadas, na traseira.

Posição de pilotagem

Royal Enfield garantia global
Classic tem posição de pilotagem mais ‘sentado’

Devido ao diâmetro das rodas e também à posição das pedaleiras e do guidão, os modelos de 350cc oferecem posições de pilotagem distintas. Na Classic 350, o motociclista vai sentado e assume uma posição ereta em função do guidão baixo e reto e das pedaleiras centralizadas. Originalmente, o modelo tem banco solo, mas é vendida com o banco da garupa que pode ser instalado ou retirado facilmente.

Na Goan, motociclista assume postura mais ‘relaxada’

Enquanto na Classic 350, o condutor assume uma postura mais relaxada por causa do assento baixo e do guidão “mini ape”, ou seja, um “seca suvaco” de dimensões reduzidas, mas que faz os braços ficarem levantados. As pedaleiras avançadas também contribuem para o posicionamento bem no estilo das motos customizadas. Assim como a Classic, a Goan vem com banco solo, mas terá o assento da garupa como acessório de série.

Preços

Embora ainda não tenha data oficial de lançamento, nem tampouco o preço, a Goan Classic 350 deve seguir o mesmo posicionamento de outros mercados. Ou seja, a Goan deve custar um pouco mais do que a Classic 350.

Na Índia, por exemplo, a Classic custa entre 200 mil e 230 mil rúpias (entre R$ 13 mil e R$ 15 mil), enquanto a Goan varia entre 240 mil e 250 mil rúpias. Embora não tenha confirmado a informação, a Royal tem aplicado a mesma lógica ao precificar seus modelos no Brasil e em outros mercados internacionais.

Atualmente, a Classic 350 custa entre R$ 23.490 e R$ 24.490, no Brasil. A expectativa é que a Goan Classic 350 chegue por aqui com preço a partir de R$ 25 mil.

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