Voltar
Meios de transporte

Desafios do transporte coletivo de Minas Gerais em debate

Encontros abordarão regulação de contratos, tecnologias para fiscalização e experiências de sucesso

23/03/2021 - 2 minutos, 41 segundos


transporte coletivo Minas Gerais
Especialistas irão apontar estratégias para o transporte público de MG. Foto: Getty Images

Leia mais:
Como construir laços entre sustentabilidade e negócios dentro da mobilidade
Estadão lança 1º Prêmio Vozes da Mobilidade
A importância de discutir mobilidade em tempos de eleição

O Connected Smart Cities & Mobility e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), promovem, a partir de 15 de abril, a série online: Os Desafios do Transporte Coletivo de Passageiros de Minas Gerais. Composta por seis blocos, a iniciativa reunirá especialistas para discutir e apontar estratégias para projetos em andamento no Estado, com o objetivo de implementar as melhores práticas sustentáveis, no contexto nacional e internacional.

A série discutirá amplamente sobre os desafios para garantir aos cidadãos do segundo Estado mais populoso do Brasil serviços de transporte metropolitano e intermunicipal público com qualidade e segurança.

Colaborativa e integrada

“Debater a mobilidade urbana em Minas Gerais é extremamente importante, sobretudo neste momento de pandemia. O transporte público é serviço essencial e sua melhoria é uma busca constante em nosso Estado”, destaca o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. 

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, também embaixadora do Mobilidade, no Estadão, cita que a ação está inserida no contexto do evento nacional 2021, que acontecerá entre 1o e 3 de setembro, em São Paulo. “A parceria com o Governo de Minas está alinhada ao nosso propósito de trabalhar de forma colaborativa e integrada aos diversos atores que compõem o ecossistema de cidades e mobilidade urbana no Brasil. Assim, temos promovido a sinergia deles, entendendo a importância da conexão entre as ações dos gestores públicos, das empresas, das entidades e da sociedade civil. Fomentar a implementação de políticas públicas que priorizem o cidadão é o nosso foco e, nesse sentido, esperamos replicar o formato em outros Estados.”

  “Nós temos discutido, continuamente, com as concessionárias a importância da melhoria nos contratos para termos maior segurança jurídica e ofertarmos um serviço de mais qualidade. Esse evento é fundamental para fazermos esse debate e aperfeiçoar, em conjunto, a questão da mobilidade em todo o Estado”, avalia Fernando Marcato, secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.

Gabriel Ribeiro Fajardo, superintendente de Transportes na Seinfra, pontua a relevância da evolução das relações público-privadas e da regulação dos serviços públicos essenciais, tendo o usuário como ponto central.

“A parceria com o Connected Smart Cities é muito importante, pois permite colocar em debate desafios relevantes da mobilidade mineira. Sem dúvida, é uma oportunidade incrível para agregar especialistas e os atores interessados em prol de melhorias no transporte coletivo.”

Foto: Divulgação |Seinfra

A série abordará os seguintes pontos: 

* Regulação dos contratos de transporte: como induzir eficiência e desempenho?

* Novas experiências regulatórias no transporte coletivo: as novas fronteiras da mobilidade com base na relação público-privada

* Tecnologias para a melhoria da fiscalização e do controle do transporte coletivo 

* Integração de sistemas e cidades para o desenvolvimento da mobilidade urbana 

* Os impactos da covid-19 no transporte público, e a desigualdade no acesso às oportunidades: como diminuir as distâncias com segurança e qualidade de vida

Inscrições gratuitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/os-desafios-do-transporte-coletivo-de-passageiros-de-minas-gerais

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login