O Brasil possui mais de 1 milhão e 800 mil quilômetros de estradas e rodovias, mas somente 12,4% desse total é pavimentado. Por isso, a Honda aposta no sucesso da scooter ADV no mercado nacional. Espécie de SUV das scooters, a nova Honda ADV pretende unir a praticidade das scooters com a versatilidade de uma moto de uso misto.
Para ser uma SUV das scooters, a Honda ADV usa o mesmo motor econômico de 150 cc da PCX, a scooter mais vendida do Brasil. A ADV ainda oferece câmbio CVT, espaço sob o assento, porta-luvas com tomada 12V, sistema de iluminação full-LED.
Mas o que faz a Honda ADV ser uma scooter diferente das outras é a parte ciclística. Quadro reforçado, as suspensões – dianteira e traseira – com curso mais longo e os pneus de uso misto, adequados para rodar na terra.
Essa construção ajuda a percorrer as estradas de terra com mais segurança. Além disso, auxilia a encarar as lombadas e valetas de nossas cidades com mais conforto.
Rodamos cerca de 130 quilômetros na região de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, com a nova Honda ADV. O percurso mesclou trechos urbanos, rodovias sinuosas na Serra da Mantiqueira e até em estradas de terra.
O conjunto mostrou-se macio o suficiente para absorver as ondulações do asfalto e firme o bastante para não chegar ao fim de curso nos buracos de uma via rural, com piso de terra e cascalho.
Além das suspensões, outra característica ajudou a rodar por vias não asfaltadas foram os pneus de uso misto. Com desenho em blocos, melhora a aderência e transmite segurança fora da estrada. As rodas são de 14 polegadas na dianteira e 13 na traseira. Uma configuração inusitada nas scooters, mas comum nas motos trail, de uso misto.
Confira nossas primeiras impressões sobre a scooter aventureira da Honda no vídeo, que abre essa matéria – basta clicar na foto. E deixe seu comentário sobre a Honda ADV: ela fará o mesmo sucesso das SUVs, mas em duas rodas?