Honda Biz 2025: veja tudo que mudou | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Honda Biz 2025 ganha novo design, motor inédito e ‘freio na mão’; conheça

Por: Arthur Caldeira . 23/08/2024
Meios de Transporte

Honda Biz 2025 ganha novo design, motor inédito e ‘freio na mão’; conheça

Segunda moto mais vendida do Brasil, Biz também ganhou tomada USB-C e novo painel com indicador de marcha; veja detalhes e preços

4 minutos, 56 segundos de leitura

23/08/2024

Por: Arthur Caldeira

Honda Biz 125 2025
Honda Biz 2025

Segunda moto mais vendida do Brasil em 2023, com mais de 215 mil unidades emplacadas, a Honda Biz muda completamente para 2025. Além de um design atualizado, a Biz recebeu um novo motor de 125cc, para atender às regras de emissões do Promot 5.

Com isso, sai de linha a versão de 110 cc e a Biz passa a ser vendida nas versões EX e ES, porém ambas com o motor de 125 cc. As versões se diferenciam pelas rodas – de liga-leve, na EX, e raiadas, na ES -, pelo freio a disco e também pelo motor flex, itens exclusivos da versão topo de linha, EX.

Honda Biz 2025 chega em duas versões – ES e EX – e em quatro opções de cores; preços partem de R$ 12.000

A Honda Biz 2025 chega às concessionárias Honda a partir de setembro com preço sugerido de R$ 12.000 para a versão ES e R$ 14.790 para a EX. A motoneta tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. A Biz ES terá as cores preta, branca e vermelha à venda, enquanto a EX oferecerá a opção azul fosco, branco perolizado e vermelho.

Os preços da Biz 2025 são ligeiramente superiores aos do modelo 2024. A Biz 110i, que sai de linha, custava R$ 11.670 e a Biz 125, R$ 14.610. Os novos preços correspondem, respectivamente, a aumentos de 2,7% e 1,2%.

O que mudou na Biz 2025?

Visualmente, a nova Honda Biz 2025 parece mais moderna. Ainda mais na versão EX, que ganhou luzes de rodagem diurna em LED no escudo frontal. O face-lift, porém, manteve a identidade característica da motoneta.

Do ponto de vista prático, a parte da traseira do escudo conta agora com um porta objetos aberto, à esquerda. O espaço comporta uma garrafa tipo squeeze, um telefone celular ou pequenos itens. Há ainda um gancho central para levar bolsas ou sacolas.

A boa notícia é que a tomada USB-C, antes sob o assento, no modelo 2025 fica ao lado da chave de ignição em ambas as versões. Um dos grandes trunfos da Biz, o seu porta objetos debaixo do assento teve seu desenho otimizado para melhor aproveitar o espaço, de acordo com a Honda.

Outra novidade, comum a ambas, está no painel de instrumentos. Com novo formato e totalmente digital, traz além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, um útil indicador de marcha engatada.

Motor novo

Uma das principais motivações para as mudanças na Biz 2025 foi a necessidade de adequar o motor à quinta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (o tal Promot 5). Embora preserve a arquitetura do motor usado na Biz 125 anterior, o monocilíndrico arrefecido a ar é novo.

Baseado no motor da Pop 110 2025, ele teve seu curso aumentado e seu diâmetro reduzido. Agora tais medidas são de 50,00 x 63,12 mm, contra 52,40 x 57,90 mm no anterior. A intenção da Honda foi privilegiar o torque em baixas e médias rotações. Na prática, isso resulta em economia de combustível e resposta ao acelerador mais condizente com a vocação urbana da motoneta.

Com 123,9 cm³ de capacidade, o motor da Biz 2025 produz 9,53 cv de potência máxima a 7.500 rpm. Um pouco mais de potência do que os 9,2 cv do modelo anterior. Já o torque caiu um pouco de 1,04 m.kgf para 1,03 m.kgf a 6.000 giros.

O câmbio continua rotativo e semiautomático, com quatro marchas. A novidade fica por conta do freio traseiro que, na Biz 2025, passa a ser acionado por um manete no punho esquerdo. O sistema aproxima o funcionamento dos freios da Biz ao das scooters, pois não há pedal de freio no modelo 2025 da motoneta.

Desta maneira, tanto a Honda Biz 125 EX como a Biz 125 ES tem uma alavanca no punho esquerdo, que aciona o freio traseiro e o dianteiro, no sistema combinado (CBS). Já a alavanca no punho da direita comanda somente o freio dianteiro, a disco na Biz 125 EX e a tambor na Biz 125 ES.

Biz 2025: quais as diferenças entre as versões?

Além do motor flex e das luzes de posição em LED, a parte ciclística é a principal diferença entre as duas versões da Honda Biz 2025. A versão ES, chamada de essential pela Honda, ou seja, essencial, tem rodas raiadas com freio a tambor em ambas. Já a Biz 125 EX usa rodas de liga-leve e tem freio a disco, na dianteira.

As duas versões usam pneus Michelin Pilot Street, mas apenas a EX tem pneus sem câmara e mais largo na frente. Enquanto a Biz ES usa pneus nas medidas 60/100-17, na frente, e 80/100-14, atrás, a EX tem um pneu 70/90-17, na dianteira.

Outro detalhe que diferencia as versões da nova Biz está no painel. Na EX, o fundo é do tipo black-out, como nos smartphones, já na ES, o fundo tem tonalidade azulada.

A paleta de cores e o preço também varia. A Honda Biz 2025 ES terá as cores preta, vermelha e branca, com preço sugerido de R$ 12.000. Já a Honda Biz 2025 EX chega nas cores azul fosco, branco perolizado e vermelha por R$ 14.970.

Vale ressaltar, contudo, que os valores divulgados pela Honda, geralmente, divergem dos preços praticados pelas concessionárias. Além do frete, não incluso no preço sugerido pela fabricante, a alta procura por modelos como a Biz faz com os preços finais fiquem entre 15% e 20% mais altos do que os divulgados.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login