Criada em 2003 como uma espécie de “CG rural”, para rodar em vias não pavimentadas, a Honda NXR 160 Bros virou sucesso de vendas. Atualmente, ocupa a terceira posição entre as motos mais vendidas do Brasil. Porém, assim como outros modelos Honda, a Bros 160 2025 teve que mudar, para atender às novas regras de emissão de poluentes, que entram em vigor a partir do próximo ano. Dessa forma, a Bros 160 2025 ganhou um design novo, mais atraente, mas manteve o mesmo motor de 160 cc da atual geração.
A Bros ainda trouxe outras mudanças como farol e lanterna em LEDs e um novo painel. Outra novidade do modelo 2025 é que a Bros ganhou uma versão com sistema ABS, na roda dianteira.
Com isso, a nova Honda 160 Bros 2025 chega às lojas em meados de setembro com preço sugerido de R$ 20.490, para a versão com CBS, e R$ 21.390, na nova Bros com ABS, ambas com freio a disco nas duas rodas. O valor da versão de entrada, ou seja, com CBS, é cerca de 7% superior aos R$ 19.060 sugeridos para a Bros 2024.
De acordo com a Honda, o principal objetivo ao criar a nova geração da Bros foi fazer uma evolução estética na trail urbana. Segundo o departamento de desenvolvimento da fabricante japonesa, a Bros atendia as necessidades de seus usuários do ponto de vista dinâmico. No entanto, os consumidores pediam um visual mais atraente e moderno.
Aliás, o novo design é a principal mudança na Honda Bros 160 2025. Com linhas mais angulosas e encorpadas, a nova Bros também ganhou farol e lanterna de LEDs. Além disso, seu assento passou por uma remodelação e agora tem dois níveis, para ampliar o conforto. Assim como seu painel que ficou mais completo e informativo.
A Bros 2025 também recebeu atualizações na parte ciclística. Além de tubos de 33 mm de diâmetro na suspensão dianteira, a trail agora terá uma versão com freio ABS, na roda dianteira, além da versão CBS. Até agora, a Bros só tinha freios combinados. Nesse sentido, a trail evoluiu para brigar com a Yamaha XTZ 150 Crosser que, desde 2019, oferece uma versão com ABS.
A Bros, contudo, manteve a receita de trail urbana que fez dela a quarta moto mais vendida até junho deste ano, com 79.589 unidades emplacadas. Apesar das suspensões de longo curso e da postura de pilotagem típica das motos trail, a Bros 2025, como suas antecessoras, usa rodas raiadas, aro 19, na dianteira, e 17, na traseira. Com isso, seu assento, mesmo remodelado, fica a apenas 836 mm do chão.
Apesar das mudanças visuais e práticas, a Honda optou por manter o mesmo motor de 160 cc que já equipava a geração anterior da Bros. Derivado do motor da CG 160, o monocilíndrico arrefecido a ar manteve a mesma capacidade: 162,7 cm³, mas recebeu ajustes para poluir menos e atender ao Promot 5.
Dessa forma, o motor bicombustível de 160 cc ficou menos potente: passou de 14,5 cv para 14,2 cv, ambos com gasolina. Já com etanol, a potência caiu de 14,7 cv para 14,3 cv, na mesma faixa de giros, ou seja, 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,45 m.kgf com etanol e 1,44 m.kgf com gasolina, a 5.500 rpm. Na atual geração, o torque é de 1,46 m.kgf, com gasolina, e 1,60 m.kgf com etanol.
Os índices de emissões de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e os NOx (óxidos de nitrogênio) foram reduzidos em respeito ao Promot 5. O mesmo vale para as emissões evaporativas em virtude da instalação de um cânister, filtro destinado à absorção do vapor emanado pelo combustível. Também na medição de ruído parado houve decréscimo, alcançando índice abaixo ao valor estabelecido pela lei.
A NXR 160 Bros 2025 recebeu ainda uma alteração no câmbio de cinco velocidades: a quinta marcha está mais longa. De acordo com a Honda, isso foi necessário para equiparar o desempenho da Bros com o da CG. Além disso, na prática, significa que o motor terá um desempenho melhor na mesma faixa de rotação, reduzindo assim, em teoria, o consumo em uso rodoviário. Quanto a embreagem, o sistema é o tradicional multidisco em banho de óleo.
As novas Honda NXR 160 Bros ABS e NXR Bros 160 CBS chegam na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é: