A Honda apresentou oito lançamentos no Festival Interlagos Motos 2025. A lista inclui quatro modelos anunciados previamente, em março deste ano, além de motos inéditas. Entre elas, a off-road CRF 300F, a XL 750 Transalp e a CB 750 Hornet, além de confirmar a CB 1000 Hornet para 2026. Ou seja, a Honda confirmou toda a renascida linha Hornet no Brasil.
“Para essa edição, apresentamos novos modelos que irão conquistar o público e reforçar ainda mais a liderança da Honda no segmento de motocicletas, além de mostrar a força do nosso portfólio e o compromisso com a inovação, segurança e qualidade em tudo o que fazemos”, afirmou Marcelo Takashi, Head de Planejamento da Honda Motos.
Assim como, no ano passado, a Honda buscou inspiração em modelos do passado para lançar, no mercado brasileiro, a Sahara 300 e a Tornado 300, a marca japonesa renasceu a linha Hornet em todo o mundo. A famosa família de motos naked, que agora conta com três modelos, com motores de 500cc, 750cc e até 1.000cc, também será vendida no País. Vamos conhecer em detalhes toda a linha Hornet já confirmada para o Brasil.
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Chamada oficialmente de CB 500 Hornet, o novo modelo chega para substituir a CB 500F. A nova Hornet 500 traz um design bastante ousado. O pequena carenagem frontal ganhou um farol mais retangular, com LEDs sobrepostos. De acordo com a Honda, além de moderno, o conjunto melhora a aerodinâmica da naked.
A exemplo da CB 750 Hornet, relançada em 2022, a Hornet 500 usa um motor de dois cilindros, porém com menor capacidade cúbica. Ela usa o mesmo bicilíndrico de 471 cm³ que equipava a antiga CB 500F, mas com algumas novidades.
De acordo com a fabricante japonesa, a ECU foi reprogramada para melhorar a “sensação de aceleração” e o motor agora conta com controle de tração de série. Adequado ao Promot 5, o bicilíndrico agora produz 49,6 cv de potência máxima a 8.500 rpm e torque de 4,50 m.kgf a 7.000 rpm. O câmbio conta com embreagem assistida e deslizante e seis velocidades.
No restante, a nova CB 500 Hornet traz as mesmas especificações da agora aposentada CB 500F. Garfo telescópico invertido e freio a disco duplo, na dianteira, com sistema ABS de série.
Uma atualização interessante está no painel. Além de um tela colorida de TFT, passa a ter conectividade para smartphones com o aplicativo Honda Road Sync.
A Honda CB 500 Hornet chega às lojas em junho em três opções de cores: vermelho, preto perolizado e branco berolizado. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 43.040.
Primeiro modelo a ressuscitar o nome Hornet, a CB 750 também foi confirmada pela Honda para o mercado brasileiro. Contudo, a naked deve chegar às lojas em meados do segundo semestre. A marca, contudo, ainda não revelou as especificações técnicas da versão brasileira, nem tampouco seu preço.
Apesar de poder haver mudanças em alguns detalhes, como equipamentos de série, cores e desempenho, a CB 750 Hornet irá ter como base a nova plataforma bicilíndrica de 750cc da Honda.
O novo propulsor de dois cilindros paralelos tem oito válvulas e arrefecimento líquido. De acordo com a Honda, oferece um bom desempenho em altos giros, assim como bom torque em médios regimes. Em conjunto com o novo quadro tubular em aço, do tipo diamante, garante agilidade e boa aceleração. A princípio, a nova Hornet aparenta ser menos esportiva e mais amigável para o uso urbano.
Embora não tenha revelado as especificações do modelo, na Europa, a Honda CB 750 Hornet oferece 91,7 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgf.m de torque a 7.250 giros. Com um chassi leve e peso de apenas 190 kg em ordem de marcha, a naked promete um conjunto ágil e rápido que inspira confiança para motociclistas com diferentes níveis de pilotagem.
Equipada com acelerador eletrônico, a Honda equipou a nova Hornet com controles eletrônicos de última geração. Os três modos pilotagem reúnem controle de controle de tração, além de três níveis de atuação do freio motor e de entrega de potência.
O novo e compacto quadro traz suspensões da grife Showa. Na dianteira, garfo telescópico invertido, com tubos de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso. Na traseira, conta com monoamortecedor fixado por links, com ajuste na précarga da mola e 150 mm de curso.
As rodas de liga-leve são de 17 polegadas, calçadas com pneus radiais sem câmara, nas medidas 120/70-ZR17 (dianteira) e 160/60-ZR17 (traseira). Os freios usam pinças duplas de quatro pistões fixadas radialmente, na frente, com discos duplos de 296 mm. Atrás, há um disco simples de 240 mm com pinça de pistão único. Os freios têm sistema ABS de dois canais.
Criada a fim de liderar a renascida família Hornet com seu motor de quatro cilindros, a nova CB 1000 Hornet surgiu no Salão de Milão de 2023. A nova naked traz uma versão amansada do motor de quatro cilindros em linha, que equipava a CBR1000RR Fireblade de 2017. Na CB 1000 Hornet, porém, o tetracilíndrico produz 150 cv de potência máxima e 10,2 mkgf de torque.
Com um design agressivo e minimalista, a nova Hornet de 1.000 cc usa um novo quadro de dupla trave superior. O conjunto de suspensões conta com garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira – ambos com ajustes.
A renascida Hornet de quatro cilindros terá eletrônico completo. Além do indispensável acelerador eletrônico e três modos de pilotagem, a nova CB 1000 Hornet traz um painel colorido de 5”, com conectividade para smartphones.
A CB 1000 Hornet que é sucesso na Europa está confirmado para o Brasil e deve substituir a CB 1000R. Apesar de ter confirmado o modelo para o mercado brasileiro, a Hornet de 1.000cc não estava presente ao estande da marca no Festival Interlagos 2025. A previsão de chegada do modelo é para o primeiro trimestre de 2026.