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Honda Hornet: fora de linha há 10 anos, moto ainda é a mais procurada

Por: Arthur Caldeira . 11/02/2024
Meios de Transporte

Honda Hornet: fora de linha há 10 anos, moto ainda é a mais procurada

Modelo de 600cc lidera ranking das motos usadas mais buscadas na internet em 2023; veja lista

4 minutos, 37 segundos de leitura

11/02/2024

Por: Arthur Caldeira

Honda CB 600F Hornet 2012 Preta
Modelo 2012 tinha visual inspirado na CB 1000R e um potente motor de quatro cilindros. Fotos: Divulgação/Honda

Lançada no Brasil em 2004, a Honda CB 600F Hornet foi sucesso de vendas e continua tendo uma legião de fãs. Liderou o ranking das motos naked mais vendidas do país até sair de linha em 2014, com quase 50 mil unidades vendidas.

Mesmo aposentada há uma década, a Hornet foi a moto usada com maior procura entre as anunciadas nas plataformas da Webmotors no ano passado. Segundo o levantamento da própria empresa, a Honda CB 600F Hornet ocupa a primeira posição na lista, seguida pela BMW G 310 GS, na segunda colocação, e pela Yamaha NMax 160, na terceira.

A situação não é inédita. Praticamente, desde que a Honda tirou a Hornet de linha no Brasil, a naked ocupa o topo das buscas entre as motos mais usadas.

A nostalgia é tanta que a Honda decidiu “renascer” a Hornet. Em 2022, a fabricante japonesa revelou a CB 750 Hornet, um dos lançamentos que chega ao Brasil neste ano. A nova Hornet, contudo, usa um motor de dois cilindros paralalelos ao invés do quatro em linha que caracterizou o modelo de 600cc.

Entretanto, o bom desempenho do motor de quatro cilindros em linha de 599 cm³, suas especificações esportivas e a facilidade de pilotagem são algumas características que fizeram a fama da Hornet. Mas, afinal, por que a naked da Honda ainda desperta paixões até hoje?

Motor potente

A primeira geração da Hornet chegou ao Brasil em 2004, mas já como modelo 2005. A naked trazia o motor de quatro cilindros e 599 cm³, derivado da esportiva CBR 600. Ainda carburado, produzia 96,5 cavalos de potência máxima a 12.000 rpm e 6,43 kgf.m de torque a 9.500 giros.

Honda Hornet 2006
Primeira geração chegou ao Brasil em 2004; motor carburado produzia 96,5 cv de potência máxima

Desempenho que não foi superado nem mesmo pela atual CB 650R, modelo que ocupa o posto de naked média da Honda. Embora tenha controle de tração, faróis de LED e um design atraente, a CB 650R produz apenas 88,4 cv de potência e 6,13 kgf.m de torque.

Se comparada às segunda e terceira geração da Hornet, que chegaram ao Brasil em 2008 e 2011, respectivamente, a CB 650R perde feio. Já com injeção eletrônica, o tetracilíndrico produzia 102 cavalos de potência máxima.

Características esportivas

Outro diferencial da Hornet era sua origem. Baseada na CBR 600RR, traduzia perfeitamente o conceito de streetfighter, como ficaram conhecidas as motos naked (pelada, sem carenagem), derivadas de superesportivas.

Honda Hornet 2008
Devido ao seu quadro de alumínio, Hornet era mais leve que as concorrentes; naked também tinha suspensão invertida

A segunda geração também trouxe suspensões invertidas na dianteira. Item que não era comum nas motos da mesma categoria. Para se ter uma ideia, só em 2020, o modelo que substitui a Hornet, a CB 650R, ganhou garfo upside-down, no trem dianteiro.

Melhor que as concorrentes

A Hornet també foi um sucesso, enquanto estava em linha, por que era, de fato, melhor que as concorrentes. A começar pelas especificações. No quesito potência, a CB 600F dava um banho na Suzuki Bandit 650, que tinha 84 cv, e na Yamaha XJ6, com 77,5 cv de potência.

Hornet 2012
Última geração da Hornet tinha moto de quatro cilindros e 599 cm³ capaz de produzir 102 cv de potência máxima

Claro que potência não é tudo em uma moto, mas a Hornet tinha outras qualidades perante às concorrentes. Em função de seu quadro de alumínio, era mais leve (177 kg) e fácil de pilotar que as concorrentes, como Suzuki Bandit 650 (215 kg) e Kawasaki Z 750 (203 kg).

Com motor potente e bom conjunto ciclístico, dotado de suspensões invertidas e quadro em alumínio, a Hornet mesclava esportividade e conforto na medida certa. A naked média da Honda se saía bem na cidade, tinha conforto e desempenho para viajar e até era possível se divertir em uma pista.

Com isso, a Hornet atendia bem diferentes públicos. Outros modelos concorrentes da época ou eram muito pragmáticos, como a Yamaha XJ6N, excelente na cidade, mas faltava potência e ciclística na pista ou eram muito esportivos, como a Kawa Z 750, que era mais pesada e tinha um curto raio e giro para circular com desenvoltura no trânsito urbano.

Custo-benefício

Embora nunca tenha sido uma moto barata, a CB 600F Hornet não era das mais caras. Com valores girando em torno dos R$ 30 mil, a Hornet tinha um bom custo-benefício, oferecendo um bom pacote pelo valor cobrado.

A segunda geração que desembarcou por aqui em 2008, por exemplo, custava R$ 30.837, na versão standard. Valor mais em conta que as concorrentes àquela altura: a Yamaha FZ6N tinha preço sugerido de R$ 35 mil e a Suzuki Bandit 650N saía por R$ 31.151.

Atualmente, um modelo da primeira geração, ainda carburada, custa em torno de R$ 25 mil, mas é difícil encontrar um em boas condições.

Já a segunda geração, injetada e com suspensões invertidas, está na casa dos R$ 30 mil. Os últimos modelos, já com o visual semelhante a CB 1000R e painel totalmente digital, além das suspensões invertidas, não são encontradas por menos de R$ 38 mil em bom estado.

Ranking das motos usadas mais buscadas em 2023 no Brasil*

  1. Honda CB 600F Hornet
  2. BMW G 310 GS
  3. Yamaha NMAX 160
  4. Honda PCX
  5. Yamaha XTZ 250 Lander
  6. BMW S 1000 RR
  7. Yamaha MT-03
  8. Yamaha FZ25 Fazer
  9. Honda XRE 300
  10. Yamaha XT 660R

*fonte: Webmotors Autoinsights

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