Honda vai investir R$ 1,6 bilhão em novos modelos e expansão da produção de motos no Brasil
Investimento prevê modernização da planta em Manaus (AM) e a criação de novos empregos até 2029

A Honda anunciou hoje (2) um investimento de R$ 1,6 bilhão em suas operações de motos no Brasil até 2029. O aporte será destinado à ampliação da capacidade produtiva da fábrica no Polo Industrial de Manaus (AM) e ao lançamento de modelos inéditos no País.
Com o mercado brasileiro de motocicletas em alta — impulsionado pela busca por soluções de mobilidade ágeis e econômicas — a marca japonesa quer reforçar sua liderança no segmento. Atualmente, a Honda é líder na venda de motos no Brasil, com 66,8% de market share.
Com o investimento, a planta da Honda em Manaus, considerada a mais verticalizada do grupo em todo o mundo, passará a produzir até 1,6 milhão de unidades por ano a partir de 2026. Uma unidade altamente verticalizada significa que que a maioria dos componentes do produto final é fabricada internamente. Na planta na capital amazonense, a Honda produz componentes chaves como chassi, rodas, assentos e motores.
Como resultado do aumento da capacidade produtiva, haverá a criação de 350 novos empregos, de acordo com a Honda. Atualmente, a fábrica tem capacidade para produzir 1,4 milhão de motos e emprega 9 mil colaboradores. As motos produzidas em Manaus são vendidas não apenas no mercado nacional, mas também são exportadas para 17 países, incluindo Estados Unidos, México e Austrália.
“A Honda acredita no Brasil e segue comprometida com o desenvolvimento local”, afirmou Arata Ichinose, presidente da Moto Honda. “Queremos preparar nossas operações para continuar crescendo, gerando empregos e liderando o segmento de motocicletas”, completou o executivo.
Novos modelos
Além do aumento da produção, o investimento contempla o lançamento de modelos inéditos e versões atualizadas. De acordo com a Honda, o foco será em eficiência energética, segurança e conectividade. Atualmente, a fabricante japonesa tem um portfólio com 27 motocicletas no país — 20 nacionais e 7 importados — com motores entre 110cc e 1.800cc.
O anúncio marca o início das comemorações pelos 50 anos de produção de motocicletas no Brasil, com mais de 31 milhões de unidades já fabricadas desde 1976.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários