Honda registra substituta da CB 500X no Brasil; NX 500 a caminho?
Desenho de nova moto aventureira aparece em registros de patente no País; modelo traz controle de tração e painel
Lançada no final de 2023, a NX 500 irá substituir a CB 500X no line-up da Honda na Europa. A marca japonesa, inclusive, já vende o modelo no mercado europeu. Futuramente, o mesmo deve acontecer por aqui. Entretanto, isso pode acontecer antes do esperado, pois a Honda já registrou a patente do design da NX 500 no Brasil.
De acordo com o site Motoo, “o modelo aparece em documento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, desta semana”. Vale ressaltar, contudo, que o simples registro não significa que a Honda irá lançar o modelo por aqui.
Contudo, a tendência é que a nova NX 500 substitua também a CB 500 X em nosso mercado. Da mesma forma, que aconteceu em outros países.
Com sua nova moto aventureira de 500 cc a Honda resgata a sigla NX que fez história com a NX 650 Dominator. O modelo, lançado no final dos anos de 1980, tinha a proposta de ser uma moto on e off-road e teve grande sucesso na Europa.
A sigla NX, que deu nome a uma linhagem de motos de uso misto da Honda, também já esteva nas lojas por aqui com a NX 350 Sahara. Curiosamente, a Sahara renasceu, porém trocou o codinome NX por XRE 300 Sahara.
Como é a nova NX 500
A sigla NX, de acordo com a Honda, significa “New X-over” (Nova Crossover). Em suma, a nova NX 500 herda as características da CB 500X, que sai de linha. Trata-se de uma “mistura” entre uma naked e uma aventureira. O modelo promete agilidade numa estrada sinuosa, diversão no fora-de-estrada e conforto para percorrer longas distâncias.
Tanto que manteve a mesma base mecânica e ciclística da sua antecessora, porém com algumas melhorias. As rodas de liga-leve ficaram mais leves e os ajustes da da suspensões dianteira e traseira foram atualizados para melhorar a condução, segundo a Honda.
Leia mais: Honda CB 500X sai de linha e dá lugar à nova NX 500; conheça
Já o motor continua o mesmo bicilíndrico, com embreagem deslizante e câmbio de seis marchas. A grande novidade fica por conta do novo controle de tração da marca (o famoso HSTC) e de uma reprogramação na ECU para melhorar as acelerações.
Painel conectado
Com um design batizado pela Honda de Daily Crossover, ou seja, uma crossover para o uso diário, a NX 500 reforça seu aspecto utilitário com linhas angulosas e formas sólidas. O desenho retangular do farol de LED, segundo a Honda, mantém a penetração do feixe de luz, mas oferece uma distribuição mais ampla. A lanterna, assim como os piscas, também usam LEDs.
A modernidade da NX 500 aparece no novo painel com tela colorida de TFT de 5 polegadas. Herdado dos modelos maiores da Honda, o painel ainda oferece conectividade para smartphones por meio do aplicativo Honda Road Sync.
A posição de pilotagem mudou um pouco, mas sem abrir mão do conforto. O assento ficou 4 mm mais baixo do que na CB 500X e agora tem 830 mm do solo. O guidão aberto e de espessura variável proporciona uma posição ereta e de braços abertos, confortável como nas motos trail.
O tanque, por outro lado, não mudou. Comporta ainda 17,7 litros de gasolina. De acordo com a Honda, o consumo do motor de dois cilindros e 500 cc é de 27,8 km/litro. Com isso, a autonomia estimada é de quase 500 quilômetros com um tanque de combustível.
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