Mantenha a calma no trânsito
Organização, concentração e prevenção são algumas das maneiras de evitar estresse ao volante
Enfrentar congestionamentos diariamente nas grandes cidades exige paciência. Seja para quem está conduzindo carro, moto, ônibus, caminhão ou bicicleta, é muito difícil não passar por algum momento de irritação no trânsito. Os problemas e as dificuldades no dia a dia também acabam influenciando o comportamento nas ruas.
Atualmente há cursos de Direção Emocional que podem ajudar nessa tarefa de manter a calma. A Porto Seguro, por exemplo, oferece um gratuitamente e online. Tem duração de aproximadamente uma hora e é dividido por módulos, com testes ao final de cada um deles. O objetivo é auxiliar motoristas a entender e dominar suas reações ao volante.
“Geralmente, os conflitos no trânsito resultam da raiva, uma emoção que se manifesta quando alguém se sente impotente, ameaçado ou injustiçado. Sentir raiva é natural, mas o que deve ser observado é como uma pessoa expressa a raiva”, explica Liliana Seger, coordenadora do Programa de Transtorno Explosivo Intermitente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e autora do livro Como Lidar com a Raiva e o Transtorno Explosivo Intermitente.
Para o instrutor de ioga Marcus Vinícius Rojo, o estresse no trânsito tira uma pessoa do seu estado natural de ser. “Quando a gente sai da nossa natureza, é interessante saber que podemos não ter controle e reconhecer quando algo nos desviou do nosso espaço. Se ficarmos atentos, isso pode servir como um alerta para percebermos que algo não vai bem”, afirma.
A seguir, os especialistas dão algumas dicas para evitar o estresse no trânsito:
PROGRAME-SE
Quem sai em cima da hora ou atrasado já está ansioso e vai ficar mais estressado se houver um imprevisto no caminho. Programe-se porque aí você tem tempo para abastecer seu carro e também enfrentar engarrafamentos inesperados por causa de acidentes.
AUTOAVALIAÇÃO
É importante não dar atenção àquela pessoa mais estressada que fica buzinando. Liliane e Rojo defendem que, quando alguém reclama do seu comportamento, em vez de reagir com raiva, o momento é de se avaliar e reconhecer se errou.
CONCENTRAÇÃO
Mesmo com o trânsito parado, evite o celular. Além de ser uma infração gravíssima, atender uma ligação ou ler uma mensagem pode tirar a noção de prioridade no momento, que é dirigir. O uso do celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidente.
NOVAS ROTAS
Tente evitar sair na hora do rush. Mas, se for inevitável enfrentar o congestionamento, uma dica é não fazer sempre a mesma rota. Busque caminhos alternativos porque ajudará a não viver sempre a mesma rotina no trânsito.
PREFERENCIAL
Evite passar direto por cruzamentos e rotatórias, mesmo quando você tem a preferencial. Pode estar vindo um apressado do outro lado. Depois que acontece o acidente, não tem como não se irritar. Dar passagem é uma das dicas do curso de Direção Emocional.
RÁDIO ZEN
Notícia ruim afeta o humor. No congestionamento, busque programações mais leves. Deixe para se atualizar sobre as informações do dia a dia quando chegar em casa. Procure opções de podcasts e músicas que te ajudem a ficar mais tranquilo.
INSPIRE E RESPIRE
A meditação é um método que ajuda a afastar preocupação, ansiedade e medo, por exemplo. Tente sempre trazer a atenção para o momento. Para meditar enquanto dirige, é só focar naquilo que está a sua volta. Respirar e inspirar.
SEM FOME
Muita gente muda de humor quando está com fome ou sede. Em um congestionamento ainda… Para quem tem esse perfil, vale pensar em andar no carro sempre com snacks e alimentos leves. Uma garrafa de água também é bem importante ter por perto.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários