Moto Morini desembarca no Brasil em 2025: conheça os modelos que virão ao País
Marca italiana venderá três motos de 650cc a 700cc; produção começa em junho do próximo ano
A Moto Morini revelou, hoje, no Salão de Milão os três modelos que virão ao Brasil no próximo ano. A marca de origem italiana anunciou, na semana passada, sua chegada ao mercado brasileiro. Com investimento de R$ 250 milhões, a Moto Morini produzirá motos em Manaus (AM) a partir do segundo semestre de 2025.
O line-up da Moto Morini no Brasil terá três modelos: a aventureira X-Cape 650, a clássica Seiemezzo 650 e a custom Calibro 700. “A seleção reflete o compromisso da marca com o mercado nacional, atendendo ao desejo de motociclistas por alto desempenho e preço acessível”, afirmou Gunther Hofstatter, diretor de Vendas e Pós-Vendas da Morini Brasil. Embora afirme que as motos terão preços acessíveis, a Moto Morini não divulgou os valores de venda aos consumidores.
Atualmente, o line-up da Moto Morini no exterior tem modelos de até 1.200cc. Entretanto, a marca escolheu brigar pelo segmento de motos médias no mercado brasileiro, tão carente de opções nessa faixa de cilindrada. O segmento médio, aliás, é um dos que mais cresce no País, nos últimos anos.
X-Cape, Seiemezzo e Calibro: conheça as motos Morini
A Moto Morini tem previsão de começar a produzir suas motos em junho de 2025. Inicialmente, três modelos serão montados em Manaus: a X-Cape 650, a Seiemezzo e a Calibro.
De acordo com Hofstatter, diretor de Vendas e Pós-Vendas da Morini Brasil, cada modelo terá duas versões. Dessa forma, haverá “seis” opções no showroom das primeiras concessionárias, previstas para abrir as portas já no ano que vem, todas no Estado de São Paulo.
A aventureira X-Cape e a clássica Seiemezzo compartilham o mesmo motor de dois cilindros paralelos, com 649 cm³ de capacidade. Arrefecido a líquido e com duplo comando de válvulas no cabeçote, produz 60 cv de potência máxima a 8.250 rpm.
Já a custom Calibro também traz um motor de dois cilindros paralelos, mas com 693 cm³ de capacidade. Produz 69 cv de potência e 6,9 m.kgf de torque máximos. Veja mais detalhes:
Calibro
Apresentada no início deste ano, a Calibro chegou às lojas italianas em julho passado. A custom, que desembarca no Brasil no segundo semestre de 2025, mescla o clássico estilo cruiser com linhas modernas. A Calibro usa rodas de 18 polegadas, na dianteira, enquanto tem aro 16, na traseira.
Sua suspensão usa garfo convencional, na frente, e sistema bichoque, atrás. Freios ABS, painel digital e conectividade para smartphones também fazem parte do pacote da Calibro, que chega para brigar com Royal Enfield Super Meteor 650 e Kawasaki Vulcan 650 no mercado brasileiro.
Seiemezzo
A plataforma Seiemezzo, seis e meio, em português, usa motor de 650cc, como denuncia o nome. Trata-se do mesmo bicilíndrico arrefecido a líquido da aventureira X-Cape, mas com mais potência: 61 cv.
As versões Street (STR) e Scrambler (SCR), que virão ao mercado brasileiro, a Seiemezzo tem rodas de 18 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira. A versão Street usa rodas de liga-leve, enquanto a Scrambler tem aros com raios. Suspensões invertidas e freios Brembo com sistema ABS completam as especificações ciclísticas do modelo.
A Seiemezzo tem iluminação toda em LED e painel com tela de TFT colorida e conectividade Bluetooth. Suas concorrentes variam das twins 650 cc da Royal Enfield à modelos naked, como a Yamaha MT-07.
X-Cape 650
Modelo mais vendido da Moto Morini, a X-Cape 650 também deve fazer sucesso no Brasil com seu design moderno, iluminação full-LED e painel colorido de TFT com conectividade. A moto aventureira usa um motor de dois cilindros paralelos que produz 60 cv de potência máxima. Seu câmbio tem seis marchas e a transmissão final é por corrente.
A X-Cape tem rodas de 19 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira, com versões raiadas e de liga-leve. Ambas devem vir ao Brasil, de acordo com a Morini. As suspensões usam garfo invertido, na frente, com uma balança de alumínio monoamortecida, atrás. Os freios contam com sistema ABS comutável.
O modelo chega para brigar no concorrido mercado de bigtrails médias, que já tem a Kawasaki Versys 650 e deverá ter a Yamaha Ténéré 700 a partir do próximo ano.
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