O Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS) e o Instituto de Dados de Perdas Rodoviárias (HLDI) apresentaram uma segunda petição aos reguladores federais, defendendo que todas novas motos saiam de fábrica com ABS nos Estados Unidos. Apesar do progresso significativo nos últimos anos, uma grande percentagem de novas motocicletas nos EUA ainda não possui ABS, contribuindo para acidentes e mortes evitáveis.
“Idealmente, os EUA deveriam assumir uma posição de liderança quando se trata de regulamentações de segurança”, disse o presidente do IIHS-HLDI, David Harkey. De acordo com Harkey, o órgão pela segurança viária nos Estados Unidos (NHTSA) deveria agir para adotar as melhores práticas de acordo com o resto do mundo.
As duas organizações estão exigindo a instalação obrigatória de ABS em todas as motocicletas novas, como acontece em outros mercados. Baseadas em pesquisas, os institutos acreditam que o ABS pode salvar vidas, especialmente em frenagens de emergência em condições de piso molhado.
O pedido destaca que os EUA estão atrás de outros países neste aspecto, pois até agora o ABS ainda é opcional, mesmo para motocicletas médias. Afinal, na União Europeia, no Reino Unido, em muitos países asiáticos e até mesmo no Brasil, as motos devem sair de fábrica com freios ABS. No Brasil, embora o ABS não seja obrigatório em motos menores, o sistema de freios antitravamento é mandatório nos modelos com mais de 300cc.
Na verdade, os dados falam por si. Um recente estudo da indústria de frenagem (The Brake Report) revelou que as motos com ABS têm uma taxa de acidentes fatais 22% menor do que os modelos sem o sistema. Outra pesquisa do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária, mostrou que as motos com ABS têm 20 a 24% menos reclamações de seguro de colisão.
Ainda de acordo com as organizações, uma preocupação é que o ABS pode complicar a condução em pisos escorregadios, como estradas de terra ou cascalho. Entretanto, segundo o IIHS, a regulamentação pode resolver isso. “Basta um interruptor de desligamento para que os pilotos pudessem desativar o ABS ao andar em superfícies soltas, por exemplo. Uma luz indicadora pode ser necessária para lembrar os motociclistas de ligar o ABS ao retornar ao asfalto”, afirma a petição.
Apesar de exigir motos com freios ABS, as organizações admitem que “nenhuma tecnologia pode evitar todos os acidentes ou fatalidades e, mesmo com uma lei, levaria algum tempo até que todas as motos tenham freios ABS. Contudo, argumenta o documento, as mortes de motociclistas atingiram recorde em 2021, e é crucial acelerar a adoção com uma regulamentação bem concebida.