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Nova moto aventureira da Suzuki, mostrada em Milão, virá ao Brasil

Por: Arthur Caldeira . 07/11/2023
Mobilidade para quê?

Nova moto aventureira da Suzuki, mostrada em Milão, virá ao Brasil

Apresentada no Salão de Milão 2023, a V-Strom 800 SE, equipada com motor bicilíndrico de 776 cm³ e 84 cv de potência, chega ao País em 2024

3 minutos, 59 segundos de leitura

07/11/2023

Por: Arthur Caldeira

Nova Suzuki V-Strom 800SE
Com roda aro 19, na dianteira, e assento mais baixo, nova V-Strom 800SE é nova aventureira esportiva da Suzuki. Fotos: Divulgação/Suzuki

Com o início do Salão de motos de Milão 2023, que acontece na cidade italiana até domingo (12/11), abre-se também a temporada de lançamentos mundiais da indústria de duas rodas. Muitas dessas novidades devem chegar ao Brasil, como a Suzuki V-Strom 800 SE. Uma das estrelas da marca no evento, a nova moto aventureira da Suzuki chega como uma opção mais acessível no segmento. Inclusive, a J.Toledo, representante da marca japonesa no mercado brasileiro, já confirmou a vinda do modelo ao País.

A nova V-Strom 800 SE junta-se à versão DE, lançada no ano passado, para compor uma nova família de motos aventureiras da Suzuki. Os modelos compartilham o motor de dois cilindros paralelos de 776 cm³ de capacidade e 84 cv de potência máxima. Ambas, aliás, deverão ser montadas e comercializadas no Brasil, segundo a J.Toledo.

As diferenças da nova V-Strom 800 SE para sua irmã DE estão nas rodas e na proposta. Como o próprio nome denuncia, Street Explorer (exploradora de ruas, em tradução livre), daí a sigla SE, a nova versão é mais focada no asfalto. Justamente por isso, a Suzuki adotou rodas de liga-leve, de 19 polegadas, na dianteira, e 17 polegadas, na traseira, ao invés das rodas raiadas e do aro 21 da versão DE.

A nova configuração também torna a nova V-Strom 800 SE mais acessível. O modelo custa 10.700 Euros (cerca de R$ 56 mil), na Itália, menos do que sua irmã V-Strom 800 DE, lançada no ano passado e vendida por 11.500 Euros (R$ 60 mil). O preço para o mercado brasileiro, contudo, ainda não foi definido, segundo a J.Toledo.

Aventureira esportiva

A nova V-Strom 800 é construída sobre uma moderna plataforma média da Suzuki. Mais potente que os modelos de 600 cc, porém mais acessível que as motos de 1.000 cc, a nova plataforma aposta em um bicilíndrico, com 776 cm³ de capacidade. Com quatro válvulas por cilindro, o propulsor oferece boa potência em giros mais altos e bastante torque em baixos regimes, segundo a fabricante japonesa.

Com um comportamento versátil, o bicilíndrico vai equipar as duas motos aventureiras e também uma no estilo naked, porém com regulagens específicas para cada modelos. No caso da V-Strom, a potência máxima é de 84 cv a 8.500 rpm, enquanto o torque máximo de 7,95 mkgf chega a 6.800 giros.

Com roda aro 19 na dianteira, além de uma posição de pilotagem diferenciada, a V-Strom 800 SE oferece um equilíbrio entre conforto e praticidade. De acordo com a Suzuki, a a nova moto aventureira serve tanto para longas viagens, como para o uso diário na cidade.

Além das rodas, a nova moto aventureira da Suzuki usa suspensões com menor curso do que sua irmã mais voltada para o off-road. Na dianteira, a V-Strom 800SE tem garfo telescópico invertido e, na traseira, um monoamortecedor – ambas têm 150 mm de curso e oferecem ajustes. Com o curso menor, o assento também ficou mais baixo (825 mm do solo), adaptando-se, dessa forma, a um maior número de usuários.

A versatilidade da nova V-Strom 800SE é também graças aos avançados sistemas eletrônicos de auxílio ao condutor. Chamado de Suzuki Intelligent Ride System, o sistema de pilotagem inteligente da Suzuki tem três modos de pilotagem, controle de tração ajustável e câmbio quick-shift.

Quando a nova Suzuki V-Strom chega ao Brasil?

Por se tratar de uma moto mais voltada para acelerar em rodovias asfaltadas, onde a velocidade é maior, a V-Strom 800SE traz um para-brisa alto e regulável. Além de maior do que na versão DE, o para-brisa tem um design, no mínimo, inusitado. Como, aliás, é comum nas motos Suzuki.

Inusitado também é o conjunto óptico frontal, com dois canhões de LED sobrepostos, que se tornaram uma marca registrada dessa nova família de 800 cc da Suzuki.

Vale destacar também o painel totalmente digital, com tela TFT de 5’’. Bastante completo, oferece diversas informações e ainda modo diurno e noturno, para facilitar a visualização.

Por fim, a V-Strom 800SE traz cores mais sóbrias do que sua irmã DE. A nova moto aventureira da Suzuki já está nas lojas italianas nas cores azul, preta e verde – todas sólidas e com poucos grafismos.

De acordo com a J.Toledo/Suzuki, as cores e os nomes das versões para o mercado brasileiro ainda não foram definidos. De certo, segundo a empresa, apenas a comercialização dos modelos no País. A previsão é de que cheguem aqui no segundo semestre do próximo ano.

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