Ducati Panigale V4 R 2025: superbike passa de 330 km/h | Mobilidade Estadão | Acima de 600 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Ducati Panigale V4 R: moto de rua inspirada na MotoGP passa dos 330 km/h

Por: Arthur Caldeira . Há 8 min
Meios de Transporte

Ducati Panigale V4 R: moto de rua inspirada na MotoGP passa dos 330 km/h

Nova geração da esportiva italiana traz motor de 218 cv, aerodinâmica inédita e câmbio de competição inspirado nas pistas

2 minutos, 47 segundos de leitura

29/09/2025

Ducati Panigale V4 R 2025
Com escapamento de competição e óleo específico, motor V4 pode produzir até 238,5 cv. Fotos: Ducati

A Ducati apresentou na última semana a nova Panigale V4 R, evolução mais radical de sua superbike homologada para as ruas. O modelo traz a mais nova geração do motor Desmosedici Stradale R de 998 cm³.

Desenvolvido de acordo com as especificações da Ducati Corse, o V4 é capaz de entregar 218 cv em sua versão homologada para as ruas. Entretanto, com escapamento de competição, a potência sobe para 235 cv – e pode chegar a 239 cv com óleo especial da Ducati Corse.

Veja também: R$ 600 mil: superesportiva com DNA da MotoGP entrega 238 cv e chega em série limitada

Essa potência se traduz em números impressionantes: 318 km/h de velocidade máxima na versão homologada para vias públicas. Entretanto, a velocidade máxima pode passar dos 330 km/h na configuração de pista, patamar até então restrito às motos da MotoGP.

Aerodinâmica de última geração

Asas, também inspiradas na MotoGP, geram até 25% mais downforce

A Panigale V4 R estreia nos modelos de produção os “Corner Sidepods”, apêndices aerodinâmicos introduzidos pela Ducati na MotoGP em 2021. Eles criam efeito solo, aumentando a aderência e permitindo maior velocidade nas curvas. Além disso, as asas redesenhadas oferecem até 25% mais downforce a 270 km/h, garantindo estabilidade em acelerações e frenagens.

Câmbio e chassi derivados das pistas

Ducati Panigale V4R 2025
Câmbio tem ‘Neutro’ abaixo da primeira marcha, assim como nas motos de competição

Outro destaque é o Ducati Racing Gearbox (DRG), que posiciona o neutro abaixo da primeira marcha, como nas motos de competição. Essa configuração evita engates acidentais e agiliza as trocas entre primeira e segunda. O chassi também foi atualizado, com quadro frontal redesenhado e braço oscilante oco simétrico, ambos desenvolvidos em colaboração com a Ducati Corse.

Eletrônica refinada

O pacote eletrônico recebeu o algoritmo Ducati Vehicle Observer (DVO), que aprimora o controle de tração, o gerenciamento do freio motor e o Race Brake Control.

Nova Panigale V4 R é moto de rua mais próximo de uma MotoGP

O painel TFT de 6,9” inclui o modo “Grip Meter”, que mostra em tempo real o nível de aderência disponível, recurso inédito em motos de produção.

Panigale V4 R: cara e exclusiva

Produzida em série limitada e numerada, a Panigale V4 R reforça a tradição da Ducati em criar máquinas baseadas em suas Superbikes de competição. A chegada às concessionárias europeias está prevista para novembro, com outros mercados recebendo o modelo a partir de dezembro.

Ducati Panigale V4R 2025
Painel mostra o nível de aderência dos pneus em tempo real

Embora a Ducati não tenha divulgado valores oficiais no lançamento, a imprensa europeia já aponta que a nova Panigale V4 R deve chegar às concessionárias do continente por cerca de 44 mil euros, praticamente o dobro do preço da Panigale V4 “convencional”, que parte de aproximadamente 27 mil euros em mercados como Itália e Alemanha. No Brasil, a versão Panigale V4 S sai por R$ 170 mil.

Essa diferença reforça o caráter exclusivo da versão R, que concentra soluções derivadas da MotoGP e entrega desempenho muito acima da média, consolidando-se como a superbike mais radical já produzida pela marca de Bolonha.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login