Nova Elite 2025: Honda renova sua scooter mais barata; veja o que mudou

Segunda scooter mais vendida do Brasil, Elite 125 mudou completamente no modelo 2025; conheça. Fotos: Divulgação/Honda

21/05/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 56 segundos

As scooters, espécie de moto com câmbio automático, tiveram aumento das vendas acima da média do mercado nos últimos anos. Apesar de representarem apenas 9,4% das motos vendidas no Brasil em 2023 com 150 mil unidades, os emplacamentos de scooters cresceram 17,6% em relação a 2022. De olho no segmento, a Honda renovou sua scooter mais acessível, a Elite 125 para 2025. Além de um design mais moderno, o modelo ganhou outro motor agora com sistema “Start & Stop ” e que atende às regras de emissão de poluentes mais atuais.

Econômicas e fáceis de pilotar, as scooters têm atraído iniciantes e até mesmo novos usuários de duas rodas. A Elite 125 2025, por exemplo, tem consumo de 49,9 km/litro, de acordo com testes do Instituto Mauá feitos a pedido da Honda. Assim como outros modelos do segmento, a Honda de 125 cc também tem câmbio automático CVT, que dispensa trocas de marchas.

A demanda por mobilidade explica parte do sucesso das scooters, principalmente nas grandes cidades. Em municípios menores, funcionam como uma alternativa complementar ao deficiente sistema de transporte público.

De acordo com pesquisas da Honda, as scooters atraem novos clientes para o mundo das duas rodas. Além de jovens e motociclistas recém habilitados, destaque para o público feminino, que corresponde a 60% das vendas da Elite 125.

Elite 2025 tem motor menos poluente

Segunda scooter mais vendida do segmento, a Elite emplacou mais de 10 mil unidades até março, quase o dobro de sua principal concorrente, a Yamaha Neo, também de 125 cc.

Como já teria de atualizar o motor do modelo para atender à nova fase do programa que reduz o limite de emissão de poluentes das motos, a Honda optou por renovar a Elite por completo.

A marca adotou uma nova plataforma, baseada na Dio 125, scooter comercializado na Índia e em outros mercados asiáticos. Com linhas mais arredondadas do que a antiga, a Elite 2025 manteve farol em LED. A lanterna e as setas, porém, usam lâmpadas convencionais.

A novidade mais importante está no novo motor, de um cilindro, duas válvulas, 123,9 cm³ de capacidade e arrefecimento a ar. Movido a gasolina produz 8,2 cv de potência máxima e 1,06 m.kgf de torque. Desempenho pouco inferior à antiga Elite, mas com índices de emissão abaixo dos exigidos pela legislação.

O propulsor também adotou Start & Stop. A tecnologia, já vista em automóveis, desliga o motor em paradas mais longas para economizar combustível e poluir menos.

Cores e preço da nova scooter 125 cc da Honda

Outras melhorias na Elite 125 referem-se à praticidade do modelo. O espaço sob o assento ficou maior do que na geração anterior, mas ainda assim não comporta um capacete fechado.

Elite 2025 terá quatro opções de cores; preço sugerido passou de R$ 12.580 para R$ 12.966

A chave de presença e o sistema ABS, itens presentes em outras scooters Honda e nas concorrentes, ficaram de fora da lista de atualizações da Elite 2025. O modelo ainda tem a ignição tradicional e usa freio a disco, na dianteira, mas tambor na traseira, com sistema combinado (CBS).

A scooter chega às lojas na segunda quinzena de junho, em quatro cores: azul, branca, preta e vermelha. Com garantia de três anos, o modelo 2025 da Elite teve um acréscimo de 3% no preço sugerido. Passou de R$ 12.580 para R$ 12.966.