Como saber a hora de trocar o pneu da moto? | Mobilidade Estadão | MotoMotor, Serviço

Buscando sugestões para:


Publicidade

Como saber a hora de trocar o pneu da moto?

Por: Arthur Caldeira . 17/02/2024
Meios de Transporte

Como saber a hora de trocar o pneu da moto?

TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem, indica exatamente quando substituir o pneu gasto; entenda

2 minutos, 28 segundos de leitura

17/02/2024

Por: Arthur Caldeira

pneu de moto
Pela sigla na lateral do pneu, fica fácil encontrar o TWI, um ressalto de borracha entre os sulcos. Foto: Infomoto

Uma dúvida frequente entre os motociclistas é: “como saber a hora de trocar o pneu da moto?”. O método mais simples e comum é a boa e velha inspeção visual. Basta olhar e perceber que o pneu está gasto, ou seja, ficando “careca”. Muitas vezes, porém, o desgaste não ocorre por igual em toda a banda de rodagem. Dessa forma, fica difícil identificar se há ou não a necessidade de trocar o pneu da moto, ou se dá para rodar mais alguns quilômetros.

Para facilitar a vida do motociclista, as fábricas adotam uma maneira simples e eficaz de se averiguar se está na hora de trocar os pneus. Trata-se do T.W.I. um dos limites para o uso dos pneus de moto. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa, em tradução livre, “indicador de desgaste da banda de rodagem”.

Como as motos têm apenas dois pneus, estes são itens fundamentais para garantir a segurança do motociclista. Um pneu “careca” representa perigo na hora de acelerar, frear e contornar curvas. Em piso molhado então, nem se fala. Entre as diversas funções dos sulcos está a drenagem da água. Se os sulcos estiverem pouco profundos não drenam a água corretamente e uma frenagem pode causar uma queda em dia de chuva.

Onde fica o TWI?

Esses indicadores de desgaste podem ser facilmente localizados nos flancos (laterais) dos pneus da moto. Existe a inscrição T.W.I. ou ainda alguma indicação como uma seta ou o logotipo da fabricante. Nessa direção, o motociclista vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.

TWI é um ressalto de borracha em alguns sulcos que mostram o limite de desgaste do pneu. Foto: Infomoto

Todo pneu de moto (e até de carro) conta com o TWI, o tal filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem.

Mas como ele funciona? “O TWI indica que a borracha acabou. O sulco que ajuda a escoar a água no piso molhado já não faz o seu papel. E no seco, não tem mais aderência”, explica Eduardo Zampieri, piloto de testes de pneu de moto da Pirelli. Segundo o piloto, quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem, está na hora de trocar o pneu.

Mas, cuidado: pneu da moto dá outros sinais

Mas é bom lembrar ao motociclista que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu.

Leia também: Confira 5 mitos e verdades sobre pneus de moto

Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o pneu deve ser substituído por outro novo, nas mesmas medidas indicadas pelo fabricante da motocicleta.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login