Apresentadas durante o Festival Interlagos Motos 2024, as novas BMW F 800 GS, F 900 GS e sua versão Adventure chegam às concessionárias da marca a partir de 18 de julho. Produzido na fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM), o trio de motos aventureiras compartilha um novo motor de dois cilindros paralelos e 895 cm³. Entretanto, cada modelo tem caraterísticas próprias e propostas diferentes.
Enquanto a nova F 800 GS é ideal para pilotos iniciantes, a F 900 GS Adventure é adequada a longas aventuras. Já a F 900 GS tem proposta mais off-road, em função de seu corpo mais esguio, roda aro 21, na dianteira e suspensões reforçadas.
Os preços das novas BMW GS também acompanham a “evolução” dos modelos. A F 800 GS tem preço sugerido a partir de R$ 66.900. A F 900 GS tem cinco versões com valores a partir de R$ 76.900, enquanto a F 900 GS Adventure terá apenas uma versão, vendida por R$ 86.500.
“Os novos modelos chegam para deixar o line-up da BMW Motorrad Brasil ainda mais completo e desejado”, explica Alex Donatti, diretor da fábrica, única da marca fora da Alemanha a produzir apenas motos.
As três novas aventureiras BMW GS compartilham o motor de dois cilindros em linha com 895 cm³ de capacidade – 42 cm³, portanto, a mais do que o anterior. Entretanto, já começam a aparecer as diferenças entre os modelos.
Na F 800 GS, o bicilíndrico produz menos potência e torque, 87 cv e 9,3 m.kgf. No caso da F 900 GS e de sua versão Adventure, os números de desempenho melhoram um pouco. São 90 cv de potência máxima e 9,5 m.kgf de torque. Embora representem 10 cv a mais do que as anteriores F 850 GS, ainda não chega aos mesmos 105 cv produzidos na versão vendida na Europa.
Câmbio de seis marchas e transmissão final por corrente completam o conjunto motriz das novas BMW GS. Curiosidade: todas usam a corrente M-Endurance, que dispensa lubrificação e ajustes.
Outra diferença entre elas está nas rodas. Enquanto a F 800 GS tem rodas de liga-leve, aro 19, na dianteira, os modelos F 900 GS e Adventure usam rodas raiadas. Além de ter 21 polegadas, na dianteira, mais adequada, portanto, a sua proposta off-road. Veja agora as cores e versão de cada modelo da nova linha BMW GS no Brasil.
A F 800 GS terá três versões (GS, GS Plus e GS Plus Triple Black com kit baixo), disponíveis. Todas terão alarme antifurto, iluminação de LED, painel de TFT com conectividade e sistema de partida Keyless. Manoplas aquecidas, protetores de mãos e os suportes para malas laterais também vêm de série.
Além disso, as versões Plus vêm com Cruise Control e preparação para dispositivos de navegação. Cavalete central e suporte para o top case também equipam as versões mais sofisticadas. Veja as cores disponíveis em cada versão e o preço:
A nova BMW F 900 GS chega ao Brasil em cinco versões. Em comum em todas as versões, estão os ajustes nas suspensões e pedais. A iluminação é full LED, e todas as F 900 GS terão manoplas aquecidas, painel de TFT com conectividade, partida Keyless e controle de pressão dos pneus. O detalhe interessante é a ponteira de escapamento Akrapovic de série.
De acordo com a versão, o modelo pode ganhar assistente de troca de marchas e modos de pilotagem PRO. No caso da versão topo de linha, o guidão tem riser (+24mm) e a suspensão dianteira é da Showa ajustável, enquanto a traseira é da ZF/Sachs.
Veja os preços e cores de cada versão:
À venda em uma única versão, com as opções de cores cinza ou preto, a nova F 900 GS Adventure se diferencia pelo conjunto óptico duplo e o tanque maior. Além de 23 litros de capacidade no reservatório, a versão Adventure traz suspensões com ajuste eletrônico para quem vai fazer longas viagens.
Cavalete central, faróis auxiliares, protetor de motor em alumínio e e suporte para Top Case e malas laterais completam a lista de equipamentos de série. Na parte eletrônica, modos de pilotagem PRO e assistente de troca de marchas PRO, além de ABS Pro e Controle Dinâmico de Tração (DTC).
Bem equipada, a nova BMW F 900 GS Adventure vai custar R$ 86.500. Todas os modelos da linha BMW GS terão três anos de garantia.