Novo airbag promete proteger motociclistas nas pistas de motocross

Airbag infla em 40 milissegundos e promete quatro vezes mais proteção que os coletes convencionais. Fotos: Alpinestars/Divulgação

02/08/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 35 segundos

Já existem diversos modelos de coletes airbag para motociclistas, porém todos voltados para o uso em pistas, ruas e estradas. Agora, a Alpinestars, tradicional fabricante de equipamentos de segurança, apresentou um airbag específico para motocross. Chamado de Tech-Air MX Airbag, o sistema traz bolsas infláveis incorporadas aos coletes, já usados pelos pilotos da modalidade.

A principal diferença para os coletes airbag convencionais é que a versão para motocross leva em consideração a movimentação do piloto durante a prova. Afinal, buracos, ondulações e saltos fazem parte da competição.

Colete tem sensores que inflam o airbag ao detectarem quedas e acidentes

Para criar um algoritmo adequado para o motocross, que fizesse o colete inflar somente em caso de um queda de fato, a Alpinestars tem coletado dados do Campeonato Mundial de Motocross desde 2016.

Após identificar uma situação de acidente, o algoritmo aciona o sistema do Airbag, que leva em média 40 milissegundos para inflar completamente. De acordo com a empresa, a absorção de impacto ao usar o Airbag quando inflado oferece 4 vezes mais proteção do que os coletes normais.

Airbag é incorporado ao colete já usado normalmente pelos praticantes do motocross

“Eu o uso há um tempo e ele é realmente confortável, como um protetor de tórax normal. É leve e lhe dá proteção extra” declarou o piloto Jago Geerts. Por enquanto, apenas os pilotos da Alpinestars no Campeonato Mundial de Motocross usam versões pré-série do colete airbag. Segundo a fabricante, o Tech-Air MX deve chegar aos consumidores em 2025.

O colete Tech-Air MX pré-série traz vem pré-carregado com apenas um modo de pilotagem. A versão final, entretanto, terá a possibilidade de alternar entre três modos de pilotagem diferentes. Cada modo de pilotagem tem um algoritmo específico para o tipo de pilotagem que o usuário está fazendo no momento.