Bilhete Único passa a valer para idoso de 60 a 64 anos utilizar ônibus de graça
Medida está em vigor desde 1º de fevereiro na capital paulista, segundo a SPTrans
Em São Paulo, o Bilhete Único passou a valer para idosos de 60 a 64 anos utilizarem os ônibus de graça. De acordo com a SPTrans, a medida está em vigor desde o dia 1º de fevereiro na capital paulista.
Além disso, idosos de 60 a 64 anos também já podem ter gratuidade nos transportes estaduais. Ou seja, nos trens, no metrô, no monotrilho, no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de todo o estado.
Contudo, em ambos os casos, os passageiros devem validar a gratuidade todo mês. Ou seja, é preciso aproximar o cartão de uma máquina de recarga.
Em geral, o validador pode ser encontrado nos terminais, estações ou nos próprios ônibus da cidade. Com isso, o idoso pode utilizar o cartão para ter a passagem gratuita.
Embora o recurso esteja disponível desde fevereiro, a gratuidade para pessoas de 60 a 64 anos nos ônibus municipais de São Paulo entrou em vigor em dezembro de 2022. Assim, o Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022, estabeleceu a mudança.
Na ocasião, a Prefeitura havia informado que os sistemas estavam sendo preparados para a mudança. Com isso, os idosos estavam apresentando um documento de identidade com foto para comprovar a idade.
“O Bilhete Único traz maior comodidade e conforto, permitindo que os passageiros passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso”, informou a SPTrans, em nota.
Por sua vez, em 21 de janeiro, o governador Tarcísio de Freitas publicou o decreto que retoma a gratuidade do transporte público metropolitano a pessoas de 60 a 64 anos.
Como obter o Bilhete Único
Quem já teve Bilhete Único, mas perdeu ou danificou o cartão, pode pedir uma segunda via. Segundo a SPTrans, o benefício é gratuito e a solicitação deve ser feita no site http://www.sptrans.com.br/atendimento.
Já para saber se o cartão está ativo, basta digitar o CPF no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/. Por fim, quem ainda não possui o Bilhete Único deve solicitar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br.
Os créditos gratuitos valem para qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único. O benefício funciona em todos os ônibus municipais da capital paulista.
Além disso, segundo a SPTrans, a gratuidade é de uso pessoal e intransferível, assim como o cartão. Por esse motivo, a Prefeitura fiscaliza a utilização por meio de câmeras no interior dos ônibus.
Ainda de acordo com a Prefeitura, se alguém utilizar o bilhete de terceiro, a pessoa terá o benefício suspenso.
Bilhete Único para pessoas com mais de 65 anos
Por sua vez, quem tem 65 anos ou mais tem direito ao Bilhete Único da Pessoa Idosa. Neste caso, o benefício pode ser solicitado pelo site de atendimento digital sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans. É preciso consultar o site da SPTrans para saber o endereço mais próximo.
Para esse benefício, são necessárias cópias do RG (frente e verso), CPF, comprovante de residência (validade de três meses), foto legível e atualizada. A SPTrans envia o Bilhete Único da Pessoa Idosa para o endereço do passageiro.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários