BRT Sorocaba lança chatbot para orientar passageiros
Mobilidade Estadão testou a ferramenta, que responde dúvidas a partir das informações oficiais do sistema de transporte

A BRT Sorocaba estreou na segunda-feira, 31/03, o “BRT Amigo”, um chatbot baseado em inteligência artificial para ajudar os passageiros dos ônibus. Dessa forma, a ferramenta responde rapidamente dúvidas sobre formas de pagamento, pontos de integração, acesso ao wi-fi, entre outros.
Leia também: Sorocaba instala 25 pontos de ônibus que ‘falam’ e monitoram a segurança das mulheres a noite
A ferramenta elabora respostas instantâneas a partir das informações oficiais do sistema de transporte público.
Entretanto, o usuário é direcionado para um operador humano caso a inteligência artificial não consiga resolver a dúvida.
Chatbot do BRT Sorocaba
O aplicativo funciona pelo WhatsApp, no número (15) 9-9177-1992. Dessa forma, basta adicionar o contato do chatbot e enviar mensagens de texto pedindo orientações.
A equipe do Mobilidade Estadão testou o aplicativo e percebeu limitações nas respostas e demora no atendimento humano. Além disso, o assistente virtual não é capaz de entender mensagens de áudio.
De acordo com a empresa, melhorias serão feitas continuamente para aprimorar o funcionamento da ferramenta. Sobre a demora, respondeu que houve uma instabilidade no sistema na terça-feira (1), mas que o serviço já foi normalizado.
Uma das limitações, por exemplo, é na orientação de trajetos possíveis a partir de um ponto de partida e destino. O aplicativo não sabe responder, mas dá um passo a passo de como instalar o aplicativo Cittamobi, que possui essa funcionalidade.
O público tem buscado o aplicativo de forma gradativa, de acordo com a BRT. A divulgação do aplicativo começou esta semana. A expectativa é que a partir de agora mais usuários procurem a ferramenta, que vem sendo desenvolvida desde dezembro de 2024.
Leia também: Passageiros preferenciais conseguem comprar passagens de ônibus por WhatsApp; saiba como
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários