Meios de transporte

Cadastro de Bilhete Único SPTrans: aprenda a fazer

Desde 1 de setembro de 2021, os cartões sem cadastro não são mais aceitos no sistema municipal de transportes. Aprenda a solicitar o seu Bilhete Único personalizado

2 minutos, 25 segundos de leitura

13/09/2021

Por: Redação Mobilidade

ônibus em SP com cadastro de Bilhete Único
Agora, só passa pela catraca quem tem o Bilhete Único personalizado. Foto: Getty Images

O Bilhete Único de São Paulo sem CPF não pode mais ser recarregado. A medida entrou em vigor em 16 de julho de 2021 e, desde o dia 1 de setembro, esses bilhetes não são mais aceitos para o pagamento da tarifa nos ônibus municipais. Desde então, somente poderá passar pela catraca quem tiver o cadastro de Bilhete Único personalizado, com o nome e o CPF do titular.

O objetivo da medida, de acordo com a SPTrans, é reforçar o combate a fraudes no sistema de transportes, que causam prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros. Apesar disso, os Bilhetes Únicos que tiverem créditos excedentes não serão perdidos. Eles poderão ser transferidos para o cartão cadastrado no mesmo CPF ao qual ele for associado.

Como saber se você precisa trocar o seu Bilhete Único

Basta verificar o número de identificação impresso no verso do Bilhete Único. Se ele iniciar com os números 59, 71 ou 110, é preciso trocar. No site da SPTrans você também consegue consultar se o seu bilhete já está associado a um CPF

Da mesma forma, você descobre essa informação pela estampa do cartão. Estampas de cartões que NÃO precisam ser trocados:

  • Auditório do Ibirapuera
  • Estádio do Pacaembu
  • Mercado Municipal
  • Theatro Municipal
  • Vale do Anhangabaú

Como fazer o cadastro de Bilhete Único personalizado no site da SPTrans

Área de cadastro do Bilhete Único personalizado no site da SPTrans. Foto: Reprodução

1- Antes de tudo, tenha em mãos o seu RG, CPF, CEP residencial e uma foto tamanho 3 cm x 4 cm digitalizada e com fundo neutro. A SPTrans tem algumas orientações para o envio da foto. 

2- Em seguida, acesse o site da SPTrans na área de Cadastro de Bilhete Único, preencha os dados solicitados, leia e concorde com o termo de ciência e adesão ao bilhete único. 

3- Por fim, com o cadastro preenchido, você deve ir a um dos postos de atendimento da SPTrans e solicitar a emissão do novo cartão. O cartão personalizado permite recarga de até R$ 350.

4- Se tiver um cartão antigo ainda com crédito, você pode pedir a transferência para o cartão personalizado, desde que registrado no mesmo CPF. A transferência é feita ao inserir o cartão novo em uma das máquinas de autoatendimento. 

Solicitação de Pessoa Idosa ou Pessoa com Deficiência

Quem está pedindo a primeira e segunda vias ou renovação do Bilhete Único Especial não deve se dirigir aos postos sem antes agendar o atendimento no site da SPTrans ou pelo telefone na Central 156. 

Estudantes podem pedir pedir o Bilhete Único pelo site

No caso do Bilhete Único Estudante, é possível fazer as solicitações pelo site https://sptrans.documentodoestudante.com.br. O cartão é entregue em casa em até cinco dias.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login