Gratuidade nos transportes para pessoas com 60 a 64 anos começa a valer

Benefício vale a partir de 1/02, com apresentação do bilhete eletrônico. Foto: Getty Images
Daniela Saragiotto
31/01/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos

Pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão utilizar o bilhete eletrônico no metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais a partir desta quarta-feira, 1º fevereiro.

A medida, que foi anunciada em dezembro, agora conta com detalhes de como o serviço irá funcionar, com a resolução STM-03/2023, que foi publicada hoje (31/01) Diário Oficial.

O benfício da gratuidade nos transportes para pessoas entre 60 e 65 anos de idade foi estabelecido pelo Decreto 67.455, publicado pelo governador Tarcísio de Freitas no dia 21/01, que regulamenta a Lei nº 17.611.

Como irá funcionar

O cartão TOP ou Bilhete Único dá direito ao benenefício tanto no sistema metroferroviário quanto no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Já no VLT da a Baixada Santista, assim como nos demais serviços gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba,Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será concedido por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.

Como solicitar o cartão

Usuários que não possuem o cartão podem fazer a solicitação via aplicativo TOP – disponível para Android e iOS – ou mesmo presencialmente, em um dos mais de 80 estabelecimentos credenciados. Fazendo pelo app basta seguir um passo a passso e, ao final do processo, retirar o cartão presencialmente, com data marcada, levando um documento com foto.

Já para o usuário desta faixa etária que já possui o cartão TOP, não é preciso solicitar outro, basta encostá-lo em um validador para liberar a gratuidade.

Leia mais informações sobre a gratuidade