Ônibus é modal preferido para turismo no Brasil, aponta pesquisa do Google apresentada pela ClickBus
89% das viagens com o meio de transporte levam os turistas para o interior
Ainda se viaja muito de ônibus no Brasil, principalmente para turismo. O modal é o favorito de 74% dos viajantes nacionais, isso é o que aponta com uma pesquisa encomendada pelo Google, feita pela Offerwise, empresa de inteligência de mercado, e apresentada em evento da ClickBus, companhia de tecnologia na área de viagens com ônibus.
A busca por viagens de ônibus no Google aumentou 34% entre 2019 e 2024. O modal ficou atrás apenas da demanda por carros alugados, que cresceu 44%, mas ficou a frente de outras opções, como as viagens aéreas, que teve aumento de apenas 6%.
Motivações variadas
Os motivos que levam o ônibus a ser o preferido do turistas brasileiro são diversos. Por exemplo: preços mais baratos, citado por 29% dos entrevistados — o modal é mais usado na classe C e por jovens adultos — e até mesmo a possibilidade de poder dormir durante a viagem, citada por 34% das fontes. No entanto, a realidade é que, para muitos viajantes, o ônibus é a única opção de meio de transporte.
Saiba mais: Viagem de ônibus mais longa do mundo cruza a América do Sul do Atlântico ao Pacífico
Ônibus como única opção de turismo
“O transporte rodoviário é como as pessoas chegam em todo o Brasil. Os ônibus atendem 6800 destinos no País, um número maior do que os municípios que existem”, conta Daniel Mello, diretor de estratégia da ClickBus.
Mello ressalta como o uso de ônibus pode ser a única opção para chegar em diversos destinos nacionais. Para efeito de comparação, ele cita a existência de aeroportos em apenas 165 municípios do País. Não a toa, a pesquisa aponta que 89% das viagens de ônibus no Brasil ocorreu rumo ao interior.
Divulgar experiências Premium
Além de atrair a classe C, as viações de ônibus também tentam chamar a atenção das classes A e B. Wi-fi, salas de espera VIP em rodoviária, veículos com leito e até mesmo comissário de bordo são algumas das comodidades oferecidas em ônibus premium, ou seja, com passagens de valor mais caro.
“Existe uma série de experiências que temos que dar voz. Temos que fazer com que as pessoas conheçam os benefícios”, explica Daiane Dunka, líder da indústria de viagem no Google Brasil. Para ela, divulgar os benefícios de viagens de ônibus mais caras pode ser uma forma de atrair esses novos clientes.
“O ônibus é um coringa. Ele é o plano A de muitos brasileiros e o plano de B de diversos outros”, resume a executiva do Google. Ela aponta como antes de decidir viajar com o carro próprio, 81% dos entrevistados pesquisou passagens de ônibus. Por fim, o número dos que cogitaram viagens de ônibus também é alto dentre os que alugaram carros (75%) e entre os que viajaram de avião (58%).
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários