5 regras para conduzir um patinete com segurança

As patinetes são tecnicamente projetadas para um passageiro. Foto: Adobe Stock

01/03/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 45 segundos

Cidades ao redor do mundo testemunharam uma revolução na mobilidade urbana com a introdução de patinetes elétricos. Rápidos, práticos e ecologicamente corretos, esses veículos entregam uma maneira eficiente e divertida de se locomover pela cidade. 

Contudo, essa revolução precisa andar junto com a responsabilidade de todos os usuários. “Por ser um meio de transporte considerado novo, estamos constantemente reafirmando as regras básicas de uso para promover a harmonia no trânsito”, explica o CEO da Whoosh no Brasil, Francisco Forbes. 

Leia também: Patinetes elétricos podem voltar ao Brasil apostando em Internet das Coisas (IoT)

A seguir, o executivo lista 5 orientações sobre o uso correto de patinetes. 

1. É preciso ser 18+ para conduzir os patinetes elétricos
Uma criança pode não ser capaz de lidar com os controles e também de assumir a responsabilidade correspondente. Portanto, somente usuários maiores de 18 anos podem conduzir um patinete. 

2. Dirija sozinho, sem passageiros no veículo
Os patinetes são tecnicamente projetados para um passageiro. Conduzir com duas pessoas não é seguro, porque dificulta o controle do equipamento. 

3. Estacione os patinetes sem bloquear as calçadas
Estacione o patinete paralelamente e próximo a paredes, ou em uma área de estacionamento designada Quando em dúvida, estacione onde o veículo não interfira na passagem.

Leia também: Nova resolução atualiza regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes

4. Respeite às regras de trânsito
O cumprimento das normas garante não apenas a segurança do usuário, mas também contribui para a fluidez do tráfego urbano, promovendo uma convivência harmoniosa com outros meios de transporte. Por isso, respeite as sinalizações e as ordens descritas no guia de segurança do aplicativo.  

5. Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir
Assim como em carros e motos, a combinação de álcool e condução de patinetes elétricos pode comprometer a coordenação motora e a tomada de decisões, aumentando os riscos de incidentes. 

Leia também: 5 opções de patinetes para adultos