De olho no futuro, a Royal Enfield surpreendeu a todos com o lançamento de sua primeira moto elétrica no Salão de Milão 2024. Entretanto, a marca indiana recorreu ao passado para seu outro lançamento no evento. A nova Classic 650, mais um modelo construído sob a plataforma bicilíndrica da Royal Enfield, resgata o estilo típico das motos dos anos Pós Segunda Guerra Mundial.
Muitos cromados, um banco do tipo sela e com uma charmosa cobertura no farol com os dois “olhos de tigre”, a nova Classic tem praticamente o mesmo desenho de sua irmã de 350 cc. Entretanto, a usa o conhecido motor de dois cilindros paralelos, 649 cm³ e 47 cv de potência.
Com o lançamento da nova Classic 650 já são seis modelos que compartilham o mesmo motor bicilíndrico. As primeiras a surgirem foram Interceptor e Continental GT. Depois, vieram Super Meteor e Shotgun. Recentemente, a Royal também revelou a Bear 650, com o estilo scrambler.
Dessa forma, a marca indiana amplia seu line-up, oferecendo opções para diversos perfis de motociclistas. Anova Royal Enfield Classic 650, no entanto, deve agradar aos fãs mais puristas da marca, admiradores das linhas clássicas e dos cromados.
Embora tenham o mesmo motor bicilíndrico de 650cc, as Twins da Royal Enfield guardam diferenças na parte ciclística. No caso da nova Classic 650, o quadro é o mesmo da Super Meteor e da Shotgun.
Como é característica dos modelos, a Classic Twin tem rodas raiadas, aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Os freios usam disco em ambas e trazem sistema ABS.
O conjunto de suspensões da Classic, no entanto, difere do da Super Meteor 650. O garfo dianteiro é convencional e não invertido. Com tubos de 43 mm de diâmetro, tem 120 mm de curso. Já na traseira, há dois amortecedores, sem reservatórios de gás, com 90 mm de curso.
Embora apareça nas fotos com apenas um assento, a Royal reforça que a Classic Twin terá banco para garupa. O conjunto poderá ser retirado, caso o motociclista queira.
A Royal Enfield Classic 650 terá apenas uma versão, com ABS. O modelo estará disponível em quatro opções de cores.
A Vallian Red, uma mistura de vinho e branco com ares dos anos 1950, é a mais alegre. Já a Teal, um verde azulado com detalhes em creme, puxa mais para o clássico. A mistura de azul e branco metálicos, batizada pela Royal como Bruntingthorpe Blue, é elegante, enquanto a Black Chrome se destaca pelos cromados – e também por ser a mais cara entre as cores, no mercado europeu.
Se você é fã de motos retrô e do estilo clássico, saiba que a Royal Enfield já confirmou a vinda da Classic 650 para o Brasil. Ainda não há uma data exata de lançamento, mas o plano é trazer o modelo até o final de 2025.
Entretanto, vale lembrar que a Royal Enfield ainda tem uma fila de lançamentos para o mercado brasileiro. Até agora, a nova Himalayan 450 e a Shotgun 650 não chegaram às lojas e nem tiveram os preços divulgados. De acordo com comunicado da fabricante indiana, esses dois lançamentos devem acontecer ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
Ainda faltam Guerrilla 450 e Bear 650, antes do lançamento da Classic 650. Dessa forma, podemos imaginar que a nova clássica de dois cilindros deva desembarcar por aqui no final do próximo ano.