São José dos Campos conquista categoria especial do prêmio Mobilidade, do Estadão

Veículos Leves sobre Pneus (VLPs), ônibus 100% elétricos que operam desde janeiro na Linha Verde. Foto: Claudio Vieira | Prefeitura Municipal de São José dos Campo

30/11/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos, 29 segundos

“Para velhos problemas, novas soluções.” A frase é de Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, cidade localizada há cerca de 100 km da capital paulista. Mas ela é repetida como um mantra e colocada em prática diariamente por diversos funcionários da prefeitura.

Atualmente com 730 mil habitantes e conhecida por ser um município rico em soluções em transportes e para o deslocamento da população em geral, São José dos Campos acaba de ser anunciada como Cidade Destaque de Mobilidade, categoria especial do Prêmio Mobilidade 2023, do Estadão.

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São diversas iniciativas que contribuíram para o reconhecimento, com destaque para a forma como o município faz a gestão da mobilidade urbana, a aposta na mudança de modal, do transporte particular parta o público e na descarbonização do sistema.

“Nosso prefeito já foi secretário de Mobilidade, assim como seu antecessor. Costumo dizer que esse é um dos principais desafios do nosso trabalho, porque ele tem muita experiência e se envolve em todos os projetos”, brinca Ronaldo Rodrigues da Cunha Filho, diretor de projetos e planejamento da Secretaria de Mobilidade.

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Linha Verde

Lançado em junho de 2021, o projeto Linha Verde consiste em um corredor sustentável para interligação das regiões sul e leste, as mais populosas da cidade, e a área central, com obras em parte do terreno que pertencia à Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica. A área da linha foi negociada em troca da isenção de IPTU por cinco anos.

Depois de mesde de testes, atualmente a Linha Verde opera normalmente, mas é exclusiva para os VLPs (veículos leves sobre pneus), 100% elétricos.

“Ela tem 22 km de extensão e comporta 11 estações, com pavimento construído a partir do reaproveitamento da borracha de pneus, uma tecnologia sustentável”, explica Filho. Está prevista uma segunda fase, chamada de Anel Viário Leste, que está em licitação e tem previsão para conclusão dos projetos entre junho e julho do próximo ano.

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Foco nas pessoas

Entre as vantagens da implementação desse corredor verde estão o menor tempo de percurso. “Antes dela, usuários tinham que fazer integração com outras linhas de ônibus, chegando a levar 1h20 minutos em alguns trajetos. Agora, com saída direto da rodoviária, leva-se 20 minutos”, comenta.

Além de economizar tempo, as viagens são mais confortáveis: silenciosas por conta dos ônibus serem elétricos, com ar-condicionado e com mais espaço interno, pois todos os veículos são articulados e têm capacidade para acomodar 168 passageiros

“No início dos testes, eu usava a linha frequentemente, para conversar com as pessoas. A aceitação foi muito boa. Teve até dois comentários muito curiosos: um de uma pessoa que usava os VLPs para passear por conta da novidade, indo até o ponto final e voltando; outro de uma senhora que disse que teríamos que colocar algum tipo de ruído, porque ela não escutava quando os ônibus estavam chegando”, conta.

Mobilidade ativa

Todas as iniciativas seguem o Plano de Mobilidade, feito em 2016. Além do fomento ao transporte coletivo, outra diretriz do importante instrumento de gestão é o incentivo à mobilidade ativa. Algumas iniciativas recentes, que colaboram para isso, são o aterramento dos cabos de energia na região central, com retirada de espaço para estacionamento de veículos e ampliação do calçamento.

“Exemplo disso foi o trabalho que fizemos na rua XV de Novembro, no centro, uma importante região comercial, com muito fluxo de pessoas. Lá aumentamos o espaço das calçadas para que os pedestres tivessem mais acessibilidade e conforto ao caminhar. Esse conceito, chamado de Ruas Completas, foi premiado pelo WRI Brasil“, explica o diretor de projetos e planejamento da Secretaria de Mobilidade de São José dos Campos.

Gestão criativa

Acompanhando as transformações da sociedade, a prefeitura segue inovando em sua gestão. Um exemplo é o Fundo Municipal de Transportes, com valores provenientes de diversas iniciativas. Uma delas é o estacionamento rotativo, implementado em 2021 e destina 38,5% de seu faturamento mensal para o fundo. “Estamos sempre nos explicando para o Tribunal de Contas da União, por conta dessas inovações, que não são comuns. Mas sabemos que vivemos em um contexto diferente, então essas inovação são fundamentais”, comenta.

Sobre o estacionamento rotativo, ele permite que a população possa estacionar seus veículos próximos às principais áreas de comércio, serviços e regiões em que a procura por estacionamento é alta. As vagas que estão disponíveis podem ser observadas em painéis fixos, instalados na região central da cidade, e o pagamento é feito via aplicativo ou mesmo pessoalmente. 

Sistema de estacionamento rotativo da cidade. Foto: Prefeitura de São José dos Campos

“Essas câmeras também revelaram um efeito secundário muito positivo, ao inibirem os motoristas a praticarem infrações de trânsito. Já registramos uma queda real nas infrações e ocorrências de trânsito, com impacto positivo também na segurança viária”, finaliza Filho.