Suzuki Hayabusa ganha edição especial no modelo 2026; conheça

Além da exclusiva cor azul, Hayabusa "especial" traz assento monoposto. Fotos: Suzuki

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 40 segundos

A Suzuki revelou uma edição especial da Hayabusa 2026 no exterior. A hiper esportiva japonesa não traz mudanças na parte mecânica e nem em seu conjunto ciclístico, mas ganha uma exclusiva pintura. Na chamativa cor Pearl Vigor Blue (azul vigoroso perolizado), a Suzuki Hayabusa GSX-R 1300 Special Edition 2026 ainda vem de fábrica com a capa do assento da garupa. O acessório transforma a Hayabusa em uma moto monoposto, reforçando seu caráter esportivo.

Hayabusa edição especial 2026

Além da bela combinação de cor, com rodas em azul e detalhes em branco, a “edição especial” traz alguns detalhes, como um emblema “Special Edition” no tanque. Entretanto, a Suzuki não fez alterações na parte mecânica e nem tampouco no conjunto ciclístico da lendária Hayabusa, ou “Busa” para os fãs.

Ela mantém a base mecânica do modelo que chegou ao Brasil em 2022. Ou seja, um motor de quatro cilindros em linha e 1.340 cm³ que, atualmente, produz 190 cv de potência máxima. Mesmo com a perda de potência para atender às atuais leis de emissão de poluentes, a Suzuki garante que a Hayabusa ainda chega aos 299 km/h de velocidade máxima!

Suzuki investiu na eletrônica na nova Hayabusa

Na última atualização, a Suzuki investiu forte no pacote tecnológico da Hayabusa. Com certo atraso, finalmente, adotou uma unidade de medição inercial (IMU) que monitora a posição da moto em seis eixos. Isso permite uma atuação mais precisa dos inúmeros controles eletrônicos da moto.

Motor produz 190 cv e velocidade máxima, de acordo com a Suzuki, pode chegar 200 km/h

A principal novidade é o Suzuki Drive Mode Selector (SDMS), um seletor do modo de pilotagem. que integra de forma simples, a entrega de potência, o controle de tração, o sistema anti-wheeling, os freios ABS combinados, o freio motor e até um assistente de partida em subidas.

Controles eletrônicos de última geração ajudam a domar a hiperesportiva japonesa

Como flutua entre uma superesportiva e uma sport-touring, a Hayabusa agora conta com Cruise Control (piloto automático). Acessório útil para quem pretende fazer longas viagens com o modelo. Vale destacar também o quick-shift bidirecional, que permite subir ou reduzir marchas sem o uso da embreagem.

Como uma verdadeira sport-touring, Hayabusa oferece conforto e desempenho para viajar

Tudo é informado no painel, que manteve o mesmo layout analógico com quatro mostradores redondos, mas ganhou em uma pequena tela de TFT ao centro. Com leitura digital, a tela informa a marcha engatada, o nível de entrega de potência, o controle de tração, o modo de pilotagem e até mesmo a inclinação da moto em curvas.

Preço e cores no Brasil

A J.Toledo, representante da Suzuki no Brasil, comercializa a GSX 1300R Hayabusa no Brasil, mas ainda no modelo 2025, em três opções de cores. Uma preta e dourado, outra totalmente verde e uma branca com detalhes em azul – que é, mais ou menos, o oposto da cor da edição especial 2026. Por aqui a hiperesportiva japonesa tem preço sugerido de R$ 124.500.