3 terminais de ônibus da Zona Sul de SP serão abastecidos por painéis solares | Mobilidade Estadão

Buscando sugestões para:


Publicidade

Três terminais de ônibus da Zona Sul de SP serão abastecidos por painéis solares

Por: Redação Mobilidade . 16/10/2023
Meios de Transporte

Três terminais de ônibus da Zona Sul de SP serão abastecidos por painéis solares

Foram instalados 196 placas fotovoltaicas sobre o Terminal Guido Caloi, anexo à Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás de metrô

2 minutos, 16 segundos de leitura

16/10/2023

Por: Redação Mobilidade

Painéis solares
Além dos três terminais, a energia limpa também chegará a uma área de lazer localizada no Pátio Guido Caloi. Foto: Divulgação

Painéis solares serão a fonte de energia para três terminais de ônibus da Zona Sul de São Paulo. A ViaMobilidade instalou 196 placas fotovoltaicas sobre o Terminal Guido Caloi, anexo à Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás de metrô.

Assim, os painéis vão transferir energia solar aos terminais Campo Limpo e Capão Redondo, além do próprio Terminal Guido Caloi. Com isso, os três terão abastecimento por energia limpa.

De acordo com a concessionária, responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, as placas vão auxiliar a fornecer energia elétrica. Com isso, os terminais terão abastecimento para iluminação, tomadas para carregamento de dispositivos móveis, painéis informativos sobre itinerários dos ônibus, entre outros equipamentos.

Além dos três terminais, a energia limpa também chegará a uma área de lazer localizada no Pátio Guido Caloi. A concessionária utiliza o local para estacionamento e manutenção das composições de metrô.

Com as placas, serão gerados 11.000 kWh por mês, o que seria suficiente para alimentar 50 casas com quatro pessoas durante o período. O sistema instalado ocupa uma área de 300 metros quadrados sobre o Terminal de Ônibus Guido Caloi.

Benefícios ambientais

O projeto está ligado à diminuição no consumo de energia. Assim, segundo a concessionária, resulta em redução de custos e benefícios ao meio ambiente. 

De acordo com Carlos Alberto Júnior, engenheiro especialista em Gestão de Energia do Grupo CCR, o projeto das placas solares nasceu no Fórum de Energia Elétrica da CCR Mobilidade. O evento tem o objetivo de propor novas soluções relacionadas à redução de consumo, custos e emissões dos gases do efeito estufa com energia elétrica.

“Temos em vista estudos relacionados ao uso das fontes limpas de energia, de forma a otimizar o consumo de energia elétrica e contribuir para as ações de sustentabilidade. Assim, atrelado ao atendimento humanizado na mobilidade urbana, reforçamos o compromisso que o Grupo CCR tem com o meio ambiente”, destaca o engenheiro, por meio de nota.

O Terminal Capão Redondo, que fica próximo à estação final da Linha 5-Lilás, recebe ônibus metropolitanos que transportam passageiros da região e de municípios vizinhos. Entre eles, Embu das Artes, Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra.

Por sua vez, o Terminal Campo Limpo também atende moradores de Taboão da Serra. Já o Terminal Guido Caloi recepciona duas linhas municipais de ônibus, que vão até o Terminal Pinheiros (ao lado da estação de mesmo nome das linhas 4-Amarela e 9-Esmeralda) e Jardim Jacira.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login