Para oferecer uma opção mais acessível a empresas que procuram um veículo utilitário para entregas ou negócios, o grupo 2W Motors, especializado no segmento de duas rodas, trouxe, ao Brasil, o Piaggio Ape, triciclo da fabricante italiana.
“Existem versões de carga e para passageiros, com a opção de motores elétricos ou a gasolina”, explica Raul Fernandes Jr., diretor da 2W Motors. Segundo o empresário, tanto os modelos eletrificados quanto os triciclos a combustão já estão homologados pelas autoridades de trânsito e podem ser emplacados.
As versões elétricas têm autonomia de 90 quilômetros e podem ser recarregadas em tomada comum. De fácil dirigibilidade, pois possui guidão, e exige carteira de habilitação A para motos, e boa capacidade de carga (até 500 quilos), o 2W Motors E-Cargo tem baixo custo de aquisição e manutenção. “Quando comparado a um VUC, os triciclos têm preços menores, além de serem bem mais charmosos e fáceis de customizar”, acredita Fernandes Jr.
São quatro os modelos comercializados no país: Ape Cargo e Ape Passenger, ambos a gasolina, e E-Cargo e E-Passenger, eletrificados. Os preços partem de R$ 40 mil, com motor de combustão interna, e chegam a cerca de R$ 70 mil, para os elétricos.
Comuns nas ruas italianas, onde podem ser vistos em diversos usos, como food trucks, floriculturas ou quiosques volantes, os triciclos devem atrair, principalmente, clientes B2B. “Os elétricos geram maior interesse por parte de empresas para reduzir a pegada de carbono, mas também temos tido procura dos modelos a gasolina. Por isso, oferecemos aluguel de longo prazo ao segmento B2B”, explica.
De acordo com o empresário, um triciclo já está sendo customizado para um franqueado da rede Oak Berry, que vende açaí, e também para distribuidoras de gás. “O valor da transformação pode variar de R$ 25 mil a R$ 40 mil, dependendo dos equipamentos”, diz Fernandes Jr., que já nomeou uma empresa credenciada para realizar o serviço.
A locação funciona como uma espécie de assinatura do triciclo, e inclui os custos de documentação e manutenção (veja quadro). “Também comercializamos por meio de leasing ou financiamento”, finaliza.
Especializado no segmento de motos, bicicletas e, agora, triciclos, o grupo 2W Motors também passa a representar os pneus da marca Ceat, equipamento original dos triciclos da Piaggio. “Não existiam pneus apropriados para os veículos, e procuramos os fornecedores oficiais para garantir reposição aos clientes”, conta Raul Fernandes Jr.
Além dos pneus para o Ape, a empresa importa e vende os da marca para motocicletas. Há modelos e medidas para motos utilitárias, como a Honda CG 160, até opções maiores, como a Yamaha Fazer 250 e as Royal Enfield, que já saem de fábrica com os pneus Ceat.