Triumph mostra nova Tiger Sport 660, aventureira esportiva de três cilindros
Fabricante inglesa finalmente revela dados técnicos e fotos oficiais da nova crossover; conheça
Após algumas imagens disfarçadas e vídeos teasers, a Triumph finalmente apresentou, hoje, a nova Tiger Sport 660. O modelo usa o mesmo motor de três cilindros e 660 cm³ da naked Trident e chega ao mercado para ser a nova aventureira esportiva média da marca inglesa.
Com o novo modelo, a Triumph entra para valer no mercado de média capacidade cúbica. A Tiger Sport 660 chega para brigar com Kawasaki Versys 650, Honda NC 750X, ambas vendidas no Brasil, e Yamaha Tracer 700, que não é comercializada por aqui, no segmento de crossover, também chamado de sport adventure, por misturar a postura ereta das motos aventureiras com uma ciclística mais esportiva.
A principal “arma” da nova Triumph, para disputar o mercado com as motos japonesas que fazem sucesso na Europa, é o motor de três cilindros, com melhor desempenho e torque que as concorrentes, todas bicilíndricas, ou seja, dotadas de motores com dois cilindros paralelos.
Com um cilindro a mais, a nova Tiger Sport 660 oferece mais potência – 81 cv a 10.250 rpm – que todas as concorrentes. O bom torque de 6,53 kgf.m a 6.250 giros pode ser aproveitado pelo câmbio de seis marchas. A transmissão final é feita por corrente.
O consumo promete ser interessante. Segundo a Triumph, com o tanque de 17 litros da nova Tiger Sport 660 é possível rodar até 380 quilômetros. Quer dizer, a aventureira esportiva inglesa deve rodar cerca de 22,5 km/litro.
Ciclística “esportiva”
Além do motor, a nova Tiger Sport 660 compartilha quadro e rodas com sua irmã Trident. O chassi tubular em treliça é feito em aço e as rodas de liga-leve são de 17 polegadas, calçadas com pneus Michelin Road 5 sem câmara, o que demonstra seu caráter esportivo.
As suspensão são da marca Showa, porém têm mais curso do que na naked, para levar garupa e bagagem em uma viagem. Na dianteira, o conjunto tem um garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm; já na traseira, um monoamortecedor com regulagem na pré-carga da mola. Ambos têm 150 mm de curso.
O sistema de freios usa pinças Nissin, ao invés de Brembo, como em outros modelos da marca inglesa, com o objetivo de tornar o preço final mais competitivo. Na dianteira, são dois discos de 310 mm de diâmetro, com pinças deslizantes de dois pistões. Na roda traseira, há um disco simples de 255, mordido por uma pinça de pistão único. O sistema ABS é de série.
Eletrônica e conectividade
Outro diferencial da nova aventureira esportiva inglesa é a eletrônica embarcada. Além do sistema ABS, a Tiger Sport 660 vem de fábrica com controle de tração comutável, ou seja, que pode ser desligado.
De série também são os dois modos de pilotagem – road (estrada) e rain (chuva) – que ajustam os níveis de entrega de potência, controle de tração e freios ABS.
Vale destacar ainda seu painel digital, com uma tela de TFT, que oferece conectividade Bluetooth, por meio do aplicativo “My Triumph”. O app criado pela fábrica inglesa permite navegação curva a curva, controle da câmara GoPro e conexão com o smartphone.
Mercado
A nova Tiger Sport 660 começa a ser vendida no exterior apenas em fevereiro de 2022. Na Itália, seu preço sugerido é de 8.995 euros, ou cerca de R$ 57 mil. O valor é apenas 500 euros a mais do que a Honda NC 750X, vendida por 8.490 euros, que tem apenas 58 cv de potência máxima.
Embora a subsidiária da Triumph no Brasil afirme que ainda não há previsão de chegada da nova Tiger Sport 660 ao mercado nacional, espera-se que, cedo ou tarde, a aventureira esportiva média seja lançada por aqui.
Afinal, modelos como a própria NC 750X e a Kawasaki Versys 650 apresentam bons números de vendas, o que mostra o potencial do segmento médio no País. Mais uma opção, como a nova Triumph seria muito bem-vinda.
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