Apresentada em maio passado, na Índia, a Triumph Scrambler 400 XC chega agora à Europa. Nova versão da Scrambler 400 X, o modelo traz rodas raiadas ao invés das rodas de liga-leve e um visual mais “off-road”. No mercado europeu, a nova Scrambler 400 XC chega às concessionárias Triumph em setembro. Mas será que ela vem para o Brasil?
Também produzida em parceria com a Bajaj, o modelo amplia a gama de motos de 400cc da marca inglesa. Sucesso em todo o mundo e também no Brasil, as Speed 400 e Scrambler 400 representaram cerca de 40 % das vendas da Triumph no mercado brasileiro em 2024.
Dessa forma, não é difícil prever que a nova Triumph Scrambler 400 XC deve vir ao Brasil. Embora a Triumph não confirme oficialmente a vinda do modelo para o nosso mercado.
Construída sobre a mesma base da Scrambler 400, a nova versão XC criada pela Triumph usa o mesmo motor monocilíndrico de 398 cm³ da conhecida X. Com quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e DOHC, produz bons 40 cv de potência e 3,8 m.kgf de torque máximo. Seu câmbio tem seis marchas com embreagem assistida e deslizante.
As diferenças surgem, principalmente, nas rodas. Apesar de terem as mesmas 17 polegadas de diâmetro, têm raios. Porém, uma boa notícia, com pneus sem câmara, mais fáceis de reparar em caso de furos.
Visualmente, a nova Scrambler 400 XC se caracteriza pelo para-lama alto, no estilo “bico de pato”, como outras motos trail. Além disso, a nova versão traz uma pequena carenagem acima do farol, semelhante a um “number plate“, a placa onde vão os números dos competidores em provas off-road.
O conjunto de suspensões usa garfo telescópico invertido, na dianteira, e uma balança monoamortecida, na traseira. Ambas com 150 mm de curso, o suficiente para o asfalto, mas pouco para um uso mais fora-de-estrada. A proposta aventureira, portanto, fica limitada à estética, pois, na prática, as suspensões têm o mesmo curso da versão X.
Veja avaliação: Novas motos Triumph de 400 cc surpreendem pelo bom desempenho
Destaque, contudo, para o controle de tração, que pode ser desligado, e o sistema de freios ABS, com modo off-road. Um ponto positivo para rodar em estradas de terra.
A nova Triumph Scrambler 400 XC chega às loja na Europa em setembro em três opções de cores: Racing Yellow, Granite e Vanilla White. Seu preço na Itália é de 7.245 euros, o equivalente a mais de R$ 46 mil. Seu valor é superior aos 6.545 euros (cerca de R$ de 42 mil) cobrado pela Triumph na Scrambler 400X no mercado italiano.
Já aqui no Brasil, a Triumph vende a Scrambler 400 X por R$ 33,9 mil. Ou seja, caso venha a versão XC chegue ao País deve passar dos R$ 35 mil.